Ministro da Agricultura e Ambiente satisfeito com realização das obras em Santo Antão

Ribeira Grande, 31 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva terminou hoje uma visita de trabalho à ilha de Santo Antão, no final da qual se declarou “bastante satisfeito” com as obras de reabilitação dos estragos provocados pelas cheias de 2016.

“Há aqui desafios, mas há ganhos consideráveis” disse o ministro Gilberto Silva apontando as obras de reabilitação dos estragos provocados pelas cheias de 2016, que envolveram um montante de 321 mil contos “executados integralmente”, como ganhos a assinalar.

Gilberto Silva disse ter constatado que hoje há terrenos agrícolas mais bem protegidos e há mais água disponível, mercê dos trabalhos realizados em muitos muros, furos, diques e galerias que foram recuperados no âmbito desse projecto.

O ministro da Agricultura e Ambiente anunciou a elaboração de um projecto ligado à pastorícia, resultante de um entendimento com os operadores do sector, para permitir a melhoria das pastagens e a contingentação dos animais como forma de potenciar o aumento da produção pecuária, sobretudo a caprina.

Trata-se, segundo o ministro, de um projecto que vai permitir, não só, ter mais rendimento para as famílias, mas também, melhorar a conservação da biodiversidade como forma de preparar a ilha para melhor enfrentar fenómenos como a seca.

O titular da pasta da Agricultura e Ambiente disse sentir-se reconfortado por poder constar, em diálogo com os criadores do Planalto Leste (Ribeira Grande) e Planalto Norte (Porto Novo), que os mesmos avaliam positivamente o programa de emergência implementado na ilha dizendo que o mesmo “foi essencial para que pudessem manter a sua actividade económica”.

HF/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos