Ministro da Agricultura anuncia conjunto de projectos estruturantes com “forte impacto” no desenvolvimento de Cidade Velha

Cidade Velha, 31 (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente anunciou hoje que o Governo em parceria com a autarquia local irá executar um conjunto de intervenções estruturantes visando impulsionar e promover o desenvolvimento do berço dos cabo-verdianos e património da humanidade.

Gilberto Silva fez este anúncio durante a sua intervenção na sessão solene do dia do município da Ribeira Grande de Santiago, assinalado esta quinta-feira, tendo o governante  afirmado que a partir deste ano será implementado um conjunto de medidas visando garantir o desenvolvimento sustendo da Cidade Velha.

O governante apontou, neste sentido, o reforço para o abastecimento de água para a região sul de Santiago e ordenamento da bacia hidrográfica de São João Baptista abrangendo Pico Leão e Gouveia com sistemas de conservação de solos e mobilização e armazenamento de água para a agricultura.

“Vai haver o reforço de abastecimento de água na região sul de Santiago, que inclui obviamente, a Ribeira Grande, no âmbito da cooperação com o Japão. O projecto está em curso, as obras irão arrancar ainda este ano”, disse, avançando que estão previstos equipamentos e infra-estruturas para a produção de 20 mil toneladas de água/dia pela via da dessalinização, que ficará concluído o mais tardar até 2021.

Segundo o titular da pasta da Agricultura, através do programa Poser foram financiadas e vão ser financiadas muito mais acções no domínio da agricultura e da pecuária e outras actividades geradoras de rendimentos, ressaltando que só no decurso de 2019, em todo o país serão executados cerca de 800 mil contos em actividades desta natureza.

Este governante fez saber que serão adoptadas medidas no domínio de gestão da escassez da água e na criação de empregos públicos no município de Ribeira Grande de Santiago, esta em parceria com a câmara, num valor que ascende 17 mil contos.

Gilberto Silva realçou, de igual modo, que para além dos projectos de estrada de Ponta Achada realizados em Santana, em colaboração com a edilidade ribeira-grandense, será construída a estrada que liga Cidade Velha e Santana no valor superior a 300 mil contos.

Adiantou ainda que o Governo já tomou medidas para minimizar os efeitos do mau ano agrícola na Ribeira Grande de Santiago salientando que, este ano, a zona de João Varela vai ver também equipada dois furos que permitirão a mobilização de água para se fazer mais agricultura neste ano em que o país registou maior penúria de água.

“No quadro dos resultados insatisfatórios da última campanha agrícola, para além da última acção que aqui anunciei, vamos intervir na Ribeira Grande com medidas concretas de manutenção da capacidade produtiva na pecuária, alimentos para animais, com currais, bebedores”, asseverou, garantindo a  promoção de actividades que têm que ver com a recolha e conservação de pastos, com o lançamento de sementes visando a recuperação dos campos de pastagens, e a melhoria do próprio sistema de manejo de rebanhos.

Gilberto Silva mostrou-se, por outro lado, convicto de que Ribeira Grande de Santiago tem enormes potencialidades que, certamente, os seus habitantes e o sector público e privado poderão delas tirar proveitos, afirmando que a agricultura e a pesca são sectores essenciais de desenvolvimento económico do município.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos