Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo anuncia “projecto forte” designado plano operacional do turismo desenhado para a ilha do Sal

Santa Maria, 05 Dez (Inforpress) – O vice-primeiro ministro anunciou hoje durante inauguração do primeiro campo de golfe relvado do País, em Santa Maria, que o Governo tem um “projecto forte” para a ilha do Sal, chamado plano operacional do turismo.

Olavo Coreia fez este anúncio no Viveiro Golfe Resort, em Santa Maria, onde se localiza o campo de golfe e afirmou que o  “projecto forte” para a ilha do Sal engloba investimento no Pontão de Santa Maria, nas acessibilidades, criação de condições a nível de ofertas com mais qualidade, para que o turismo, conforme disse, possa avançar.

Quanto ao campo de golfe relvado – o primeiro do País -, o governante, que também tutela a pasta das Finanças, apontou três conceitos que marcam o evento, designadamente, “confiança, resiliência e compromisso”, já que, no seu entendimento, só investe nestas ilhas quem confia nelas.

“Essa confiança é muito importante e deu origem a este projecto e a vários outros que a família Yanine Mariano tem realizado em Cabo Verde”, referiu, destacando o facto de o campo de golfe ter sido edificado em plena pandemia.

“Só quem é muito forte, corajoso e determinado, tem muita fé, é capaz de erguer, nestas ilhas, esta belíssima obra”, sublinhou.

Segundo Olavo Correia, quando se olha para este projecto, vê-se que se trata de um projecto que ajuda na diversificação da oferta turística em Cabo Verde.

“Na qualificação do turismo, no desenvolver o desporto, de colocar Cabo Verde na rota internacional do golfe, mas sobretudo muito preocupado com o clima e com a sustentabilidade”, observou, já que o projecto, conforme acentuou, aposta nas energias renováveis, no verde e na sustentabilidade.

O titular da pasta das Finanças, concluiu que o Governo está disponível para estabelecer parcerias, cada vez mais reforçadas com o sector privado e criar as condições para que se possa promover novas oportunidades.

“E dessa parceria só pode resultar coisas boas, um destino e empregos de qualidade, altamente qualificados e remunerados, criar condições para que as pessoas possam desfrutar do nosso País, mas também que os nossos concidadãos possam ter uma vida digna”, frisou, reiterando  que os empresários podem contar com “todo o apoio” do Governo nesta fase difícil da retoma económica.

Para Yanine Mariano, promotor do Viveiro Golfe Resort, este “ambicioso projecto” é um sonho realizado.

“Este foi o meu sonho desde que cheguei a esta linda ilha, torná-la um pouco mais verde. Foi um grande desafio, mas hoje estou muito orgulhoso de ver o meu sonho realizado, um bem comum”, manifestou, prognosticando que este investimento irá inserir a ilha do Sal no circuito internacional do turismo de golfe.

“Com consequências económicas muito importantes para a economia cabo-verdiana. Muitos turistas, mais de cinco milhões de europeus que viajam, escolhem os destinos turísticos com base na presença do campo de golfe. E isso, nos posicionará como novo destino popular”, acentuou.

O campo de golfe é o primeiro de três fases deste projecto que na sua conclusão final, contará com três percursos e um total de 27 buracos.

Nesta primeira fase, o projecto conta com um campo de golfe de nive buracos, um clube com espaço de restauração e toda a infra-estruturação para o resort que terá, na sua fase final, uma zona hoteleira e residencial, espaços comerciais, de serviços e de lazer, circundado por mais de três mil palmeiras.

Além da sua vocação ambiental, o Viveiro Golfe Resort abre as portas do País para um nicho de turismo ainda por explorar, com turistas de “alto padrão, amantes desta modalidade desportiva, com a vantagem de poderem praticar a modalidade em um clima ameno durante todo o ano”.

SC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos