Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministro anuncia criação de modelo de gestão partilhado da praia de Santa Maria

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes anunciou hoje a criação de um modelo de gestão partilhado da praia de Santa Maria em que os parceiros deverão, em seis meses, apresentar uma solução prática para todos.

Esta decisão, segundo Carlos Santos em declarações à Televisão de Cabo Verde (TCV), na Ilha do Sal, saiu da reunião que manteve com o presidente da Câmara Municipal do Sal, com quem abordou os problemas do turismo, tendo a praia de Santa Maria como foco.

“O principal objectivo do encontro foi olhar para os problemas da praia de Santa Maria, que tem a ver com o seu ordenamento, a limpeza, a questão de vendas ambulantes, o desafio maior que é a atribuição da bandeira azul e a possibilidade de as três instituições poderem desenvolver um conjunto de soluções para uma gestão integrada e participativa”, disse.

Segundo o governante, trata-se de assuntos estruturantes para o sector do turismo, pelo que todos devem trabalhar em parceria por forma a afastar o problema da sobreposição de competências e atribuições para que possam ter “cara única” junto dos operadores turísticos e visitantes.

Por outro lado, e porque o Governo considera importante a transferência do Ministério do Turismo para a ilha do Sal, numa perspectiva de descentralização administrativa, Carlos Santos defendeu tratar-se de um passo que deve ser perseguido, assim como a desconcentração das instituições.

“Colocar e deslocalizar o Ministério do Turismo para a ilha do Sal vem na sequência da materialização desse desejo e desidrato”, afirmou, adiantando haver vontade política para que isso aconteça.

Para materializar esse desejo, avançou que algumas instituições vão ser transferidas para a ilha.

O ministro do Turismo e Transportes que vai estar na ilha do Sal até 10 de Julho tem ainda em agenda, para esta tarde, um encontro com a Associação de Guias de Turismo.

Do programa de visita consta ainda a entrega de certificados do curso de capacitação dirigidos aos Polícias de Fronteira, Protecção Civil, Polícia de Turismo Seguro e pessoal da CVHandling, assim como a inauguração da Rua Amílcar Cabral, em Santa Maria.

Está ainda previsto um encontro com o presidente da Associação dos Restaurantes do Sal, com o presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde e com membros do Conselho Directivo do Instituto de Turismo de Cabo Verde.

PC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos