Ministro acha que ainda é cedo para se fazer avaliação sobre o ano agrícola (c/áudio)

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que com apenas as chuvas caídas nos últimos dias não se pode pensar que o país vai ter um bom ano agrícola.

Segundo Gilberto Silva, o mês de Setembro deve continuar a chover, assim como alguma chuva em Outubro para que o país possa ter “melhor produção” em termos do ano agrícola.

“Precisamos de muito mais chuva para garantirmos a produção de milho e feijões e, acima de tudo, a recarga dos lençóis freáticos para que possamos ter a reserva de água subterrânea, que é essencial não só para a pratica da agricultura, mas também para a distribuição da água [para consumo]”, indicou o ministro, prometendo que em Outubro estará em condições de fazer um balanço sobre o ano agrícola.

O governante fez essas considerações à imprensa margem da visita que efectuou à praia de São Francisco, local de desova, na ilha de Santiago, das tartarugas marinhas, onde participou na translocação de ninhos que se encontravam em perigo.

Instado sobre a praga da lagarta-do-cartucho, afirmou que se trata de um problema que está a afectar não só Cabo Verde, mas sim todo o continente africano e que se está a trabalhar “muito fortemente” com vista a debelar este flagelo.

“Cabo Verde está na linha da frente dos países africanos no combate a esta praga”, enfatizou, exemplificando que no país se está a lançar o inimigo natural da lagarta-do-cartucho do milho, além de terem sido criadas condições para a sua produção local.

Diante das reclamações dos agricultores que dizem que o combate ao referido lagarto não está a ter efeitos, pediu “mais paciência” da parte dos homens do campo.

“Todos nós estamos preocupados e estamos a fazer aquilo de melhor se recomenda e estamos a fazer isto no tempo certo”, sublinhou Gilberto Silva que acredita que, à semelhança de outros países, “Cabo Verde também vencerá a luta contra a lagarta-do-cartucho”.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos