Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde felicita Angola pela elevação de Mbanza Kongo a Património Mundial da Humanidade

 

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, felicitou sábado a Angola pela elevação de Mbanza Kongo a lista de sítios classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Abraão Vicente, segundo uma nota de imprensa, saudou a homóloga angolana pelo “grande dia” que também inclui os países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) por terem apoiado esta candidatura.

A decisão de apoiar a candidatura de Mbanka Kongo a Património Mundial da Humanidade pela CPLP saiu durante a 10ª reunião de ministros da Cultura da CPLP, que aconteceu em Maio, no Brasil.

No encontro, os países da CPLP frisaram a importância histórica de Mbanza Kongo para a história recente do continente africano, uma vez que foi “uma cidade que desde os períodos mais remotos manteve o seu estatuto de capital de um Estado poderoso, mantendo a memória e a história dos povos que a habitaram, assim como as suas práticas e hábitos quotidianos”.

O “site” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) escreve que em Mbanza Kongo, localizada em um planalto a uma altitude de 570 metros, foi a capital política e espiritual do Reino de Kongo, um dos maiores estados constituídos da África Austral dos séculos XIV a XIX.

PC/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos