Cabo Verde felicita Angola pela elevação de Mbanza Kongo a Património Mundial da Humanidade

 

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, felicitou sábado a Angola pela elevação de Mbanza Kongo a lista de sítios classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Abraão Vicente, segundo uma nota de imprensa, saudou a homóloga angolana pelo “grande dia” que também inclui os países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) por terem apoiado esta candidatura.

A decisão de apoiar a candidatura de Mbanka Kongo a Património Mundial da Humanidade pela CPLP saiu durante a 10ª reunião de ministros da Cultura da CPLP, que aconteceu em Maio, no Brasil.

No encontro, os países da CPLP frisaram a importância histórica de Mbanza Kongo para a história recente do continente africano, uma vez que foi “uma cidade que desde os períodos mais remotos manteve o seu estatuto de capital de um Estado poderoso, mantendo a memória e a história dos povos que a habitaram, assim como as suas práticas e hábitos quotidianos”.

O “site” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) escreve que em Mbanza Kongo, localizada em um planalto a uma altitude de 570 metros, foi a capital política e espiritual do Reino de Kongo, um dos maiores estados constituídos da África Austral dos séculos XIV a XIX.

PC/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos