Ministra realça importância do alinhamento da presidência da componente de defesa com a presidência da CPLP

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) – A ministra da Defesa, Janine Lélis, destacou hoje a importância da aprovação da proposta de Alinhamento da Presidência da Componente de Defesa com a Presidência da CPLP durante a XXI Reunião de Ministros da Defesa Nacional da CPLP.

A governante fez esta declaração durante a conferência de imprensa para o balanço da XXI Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada esta quarta-feira, na Cidade da Praia.

“Até agora a reunião da componente de defesa está calendarizada para ser anualmente e com uma presidência que difere da presidência da CPLP, a proposta sufragada e aprovada nesta sede é de fazer alinhamento para que a componente de defesa também tenha a sua presidência igual àquela que é a presidência que acontece na CPLP”, explicou.

A aprovação da referida proposta, de acordo com a ministra, é um “ganho importante” porque traz um alinhamento de coordenação e uma sintonia política essencial para permitir efectivamente a racionalização de esforços e de recursos para uma melhor organização.

Ainda no decorrer do encontro, informou, foi aprovado por consenso a constituição da Célula Civil Militar da CPLP para as operações de paz e segurança das Nações Unidas, considerando a mesma como mecanismo “importante” de actuaçao e de visibilidade junto das Nações Unidas.

Indicou, por outro lado, que foi aprovada a proposta para a criação de uma página de internet da referida conferência, uma iniciativa que, a seu ver, reforça a aproximação e o estreitamento da cooperação e o reforço da relação de amizade entre os Estados membros da CPLP com foco na melhoria do componente de Defesa na sua actuação e cumprindo com as suas responsabilidades.

“Destaco também a aprovação do relatório do Centro de Análise e Estratégia (CAE) da CPLP que é um órgão que faz parte desta componente de defesa, tem uma importância significativa na medida em que produz informação, análise e conteúdo dos estados membros e permite através da realização dos seminário e colóquios uma capacitação permanente e importante”, concluiu.

Cabo Verde acolheu esta quarta-feira a XXI Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, cuja sessão de abertura foi presidida pela ministra Janine Lélis.

Durante o encontro foram discutidos vários assuntos com destaque para as questões internacionais e suas implicações político-militares no contexto regional da CPLP e a proposta de Declaração para o alinhamento da Presidência da Componente de Defesa com a Presidência da CPLP.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos