Cidade da Praia, 13 Mar (Inforpress) – A ministra da Modernização do Estado destacou hoje a importância da visita da delegação do Banco Africano de Desenvolvimento relativamente à execução do programa de financiamento dos projectos que tem a ver com a modernização do Estado.
Edna Oliveira falava aos jornalistas após o encontro que manteve com os administradores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), na Cidade da Praia, avançando que este serviu para fazer uma avaliação do processo de reforma e modernização administrativa do Estado, bem como, o balanço do andamento dos projectos financiados pelo BAD e as perspectivas futuras.
“Temos os parceiros que financiam grande parte dos projectos de modernização que é o BAD, e que se disponibilizaram em deslocar-se a Cabo Verde para conhecerem o estado desses projectos e se disponibilizaram em continuar esta parceria, com recursos para a modernização do Estado”, frisou a ministra.
De entre os projectos em curso, realçou a governante, estão a definição das políticas de dados abertos e implementação de um portal, aprovação do novo plano de funções carreiras e remunerações, tabela remuneratória a ser aplicado aos funcionários da administração pública, assim como, o desenvolvimento de uma base de dados dos recursos humanos da administração pública.
Segundo adiantou, o programa está orçado em 20 milhões de dólares, sendo que seis desses projectos estão na alçada do Ministério da Modernização do Estado e dois no Ministério das Finanças e Economia Digital.
Durante esta missão de cinco dias, 13 a 17, a delegação reúne-se com as autoridades nacionais, com os parceiros de desenvolvimento, com a sociedade civil e com o sector privado.
Um dos pontos cruciais desta missão é a possibilidade de abertura de um escritório do BAD em Cabo Verde visto que já há um acordo de princípio para este passo.
Ainda no âmbito desta visita, está a possibilidade de Cabo Verde ser o país piloto para fazer parte da implementação da iniciativa Banco do Investimento e Empreendedorismo Jovens do BAD.
De sublinhar que, nos últimos 46 anos, o Banco Africano de Desenvolvimento financiou cerca de 610 milhões de euros ao País, tendo actualmente quatro projectos em execução, num pacote que representa cerca de 70 milhões de euros.
LT/HF
Inforpress/Fim