Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministra considera construção de edifício de raiz do IANCV uma “necessidade premente”

Cidade da Praia, 14 Jan (Inforpress) – A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira, considerou hoje que a construção de um edifício de raiz Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) é uma “necessidade premente”, mas de “recursos avultados”.

A governante fez estas considerações à imprensa, à margem da visita que efectuou na manhã de hoje para se inteirar do funcionamento do IANCV, antes tutelado pelo Ministério da Cultura, que passou a estar sob a responsabilidade do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em finais de 2021.

Edna Oliveira lembrou que a decisão do actual Governo foi estabelecer uma tutela conjunta do ANCV, considerando que mais de 70 por cento (%) do acervo arquivístico é material proveniente da Administração Pública.

Segundo a governante, esta primeira visita permitirá ao ministério realizar a partir de hoje um trabalho “mais apurado” para conhecer todas as necessidades de uma forma “mais minuciosa” para depois elaborar um plano de acção que irá definir as prioridades da instituição.

“Hoje, estamos a fazer a visita para conhecer melhor o arquivo, o estado actual, as perspectivas de desenvolvimento, os desafios e as necessidades. Basicamente, esta primeira visita, o primeiro contacto para conhecer tudo que tem de bom e as áreas que precisam ser melhoradas”, realçou.

Durante a visita, indicou, ficou constatado que o IANCV tem um conjunto de desafios a serem ultrapassados, com destaque para a área dos recursos humanos, necessidade de melhoramento das instalações, criação das condições do acondicionamento dos documentos e necessidades de mais equipamentos.

Reconheceu, por outro lado, que a referida instituição precisa de avultados investimentos para acelerar o processo de funcionamento e considerou a construção de um edifício de raiz como uma “necessidade premente”, uma vez que, lembrou, o actual edifício fica localizado em frente à praia da Gamboa.

“A construção de um arquivo histórico de raiz é uma necessidade porque como sabemos o actual edifício fica nas proximidades do mar, verificamos que existem problemas relacionados com a humidade, salitre que acaba por afectar na estrutura do edifício e nos documentos que estão aqui armazenados”, referiu.

Por seu turno, o presidente do IANCV mostrou-se “expectante” com a possibilidade de a instituição beneficiar de mais recursos financeiros, estando sob a tutela do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, visando dar respostas aos desafios existentes.  

Tendo em conta que uma parte da documentação depositada no IANCV é a documentação da Administração Pública, explicou o presidente, faz todo sentido que a instituição esteja mais próxima da tutela, que por sua vez é responsável pelas instituições do Estado que produzem a documentação.

“É preciso que o Arquivo Histórico esteja próximo das instituições e uma das formas que se conseguiu é estando no Ministério da Administração Pública, ter a facilidade de ter um diálogo mais próximo com as outras estruturas do Estado. E estamos em crer agora que com esse reforço a nível da tutela permitirá ter mais recursos que só o Ministério da Cultura não conseguiria dar respostas”, declarou.

José Maria Borges perspectivou, por outro lado, “um ano melhor” para o IANCV, uma vez que, avançou, está prevista a disponibilização de recursos financeiros que permitirão garantir a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), e consequentemente a actualização salarial dos funcionários, e mais acções de formação para os técnicos.

O Arquivo Nacional de Cabo Verde é uma instituição governamental responsável pela gestão e conservação do património arquivístico de Cabo Verde.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos