Ministério prepara programa de renovação de equipamentos dos centros e hospitais regionais no valor de nove milhões de euros

 

Cidade da Praia, 11 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse hoje que o sector está a desenvolver um programa em parceria com o governo para a renovação dos equipamentos dos centros de saúde e hospitais regionais.

Arlindo do Rosário, que falava na cerimónia de abertura do ateliê de validação dos Planos de Desenvolvimento Sanitário das ilhas do Maio e São Nicolau, adiantou que o propósito é substituir os equipamentos que estão obsoletos nos vários serviços de saúde do país.

“É um programa ambicioso que exigirá ao governo a disponibilidade de uma boa quantia, pois, o montante para fazer esta substituição é muito elevado e ronda os nove milhões de euros (cerca de um milhão de contos)”, afirmou.

O governante fez saber que o processo está num “bom caminho” para se poder fazer a renovação de todos os equipamentos a nível das estruturas e os apetrechamentos já estão negociados a nível internacional.

Além dos equipamentos, Arlindo do Rosário prometeu, também, o aumento de número de profissionais a nível dos concelhos do país, e adiantou que Ribeira Brava vai ter dois médicos e Tarrafal, mais dois, o que no seu entender completa a existência de quatro médicos na ilha de São Nicolau.

Questionado sobre reclamações que dão conta de um retrocedimento no atendimento, humanização e serviço no hospital Dr. Agostinho Neto, o ministro da Saúde sublinhou que o sistema de saúde esta a avançar, mas diz-se consciente das dificuldades.

“Existe um longo caminho a percorrer para que o sector seja mais eficiente e eficaz”, revelou.

Para maior eficiência e eficácia do sector da saúde a nível nacional, Arlindo do Rosário prometeu mais médicos e enfermeiros para as ilhas, e adiantou que este ano foram contratados 82 técnicos, médicos e enfermeiros.

Para concluir, o ministro da Saúde avançou que a intenção do sector é fazer com que os dois hospitais centrais sejam uma referência pelo nível de complexidade que possuem.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos