Ministério de Saúde reúne-se com parceiros para validar o Plano de Acção de Saúde do Adolescente 2018-2020

 

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O Ministério da Saúde e da Segurança Social, em parceria com as Nações Unidas, realiza hoje, na Cidade da Praia, um ateliê de validação do Plano de Acção da Saúde do Adolescente para o horizonte 2018-2020.

De acordo com uma nota de imprensa, o documento tem com perspectiva obter ganhos na saúde dos adolescentes cabo-verdianos, no que tange a redução o consumo de álcool, drogas e as dependências e promover as escolhas saudáveis e responsáveis na vida sexual e reprodutiva dos adolescentes.

O plano, sublinha, a nota, visa ainda promover a saúde mental e melhorar as relações intrafamiliares, prevenindo o envolvimento em comportamentos e situações de violência e exploração bem como promover hábitos de higiene, alimentação saudável e exercício físico no seio deste grupo da populacional.

A saúde do adolescente por constituir um dos eixos prioritários de interversão dos serviços de saúde em Cabo Verde, assenta em dois pilares sendo um deles o peso na pirâmide populacional que este grupo representa e por ser um grupo com especificidades próprias e que são portadores de oportunidades de novos valores sobre a saúde.

Esses valores, acrescenta a nota, têm a potencialidade de modelar positivamente, comportamentos futuros na população no geral, com particular interesse sobre o fenómeno do alcoolismo, dos hábitos tabágicos, a maternidade precoce, a violência baseada no género, entre outros fenómenos sociais com interesse para a saúde.

PC

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos