Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministério das Finanças inaugura novo espaço de atendimento ao público e acelera respostas administrativas

Cidade da Praia, 27 Fev (Inforpress) – O Ministério das Finanças inaugurou hoje um novo espaço de atendimento ao público que requer os serviços da Direcção-Geral de Planeamento Orçamento e Gestão (DGPOG) e da Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Pública (DNOCP).

Segundo a secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira, trata-se de uma mudança que aconteceu no âmbito da modernização do serviço de atendimento e a simplificação dos processos do Ministério das Finanças com ganhos para colaboradores e para os utentes.

“Tivemos o cuidado de cumprir todos os requisitos exigidos na lei de modernização administrativa, desde os equipamentos, mobiliários adequados para um atendimento acolhedor. Os atendedores receberam formação e estão capacitados”, disse a governante.

Em termos de processo, explicou que houve uma simplificação com a eliminação de todos os constrangimentos antes identificados, tendo sido igualmente dado um grande passo com a informatização dos processos.

“Neste momento o processo deixará de ser feito em formato papel, todo o fluxo é feito num sistema informatizado em que temos claramente um ganho para o utente.  Aumentamos toda a eficiência no serviço que passa a ser mais célere”, sustentou.

Localizado agora no espaço contíguo à Casa do Cidadão, no pátio do Ministério das Finanças, o mesmo para além de ser mais acolhedor passou a funcionar com três atendedoras para respostas aos dois serviços (DGPOG e DNOCP).

Segundo Edna Oliveira, esta medida resultará na redução do tempo de espera para o utente, que, no caso do documento não ser entregue na hora, tem agora a possibilidade de ser notificado via o service center da Casa do Cidadão quando o seu documento estiver pronto para ser levantado.

Há alguns documentos que passaram a ser entregues na hora, como é caso da declaração de abrangência que antes era entregue em 24 horas.

Nesse mesmo espaço de atendimento podem ser feitos a emissão de declaração de efectividade do tempo de serviço, a entrega da cópia da folha de salário, o cálculo de quotas em atraso ou autorização para o pagamento das quotas em atraso são outros serviços disponibilizados pela DGOP através desse novo espaço de atendimento

Em relação aos serviços da DNOCP há a declaração de vencimento dos aposentados, a cabimentação da verba, mudança de domiciliação da conta bancária e copia da folha de salário.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos