Ministério da Saúde instala aparelhos de detecção de sarampo nos principais portos do país

Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – O Ministério da Saúde está a instalar termólogos nos principais aeroportos do país, enquanto “aparelhos fundamentais” virados para sarampo, de entre outras doenças de transmissão viral, de forma a prevenir a epidemia que assola Europa e EUA.

O anúncio foi feito na manhã de hoje, na Cidade da Praia, pelo ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, durante uma visita a alguns bairros da cidade para se inteirar e acompanhar os trabalhos realizados no âmbito da luta anti-vectorial, tendo especificado que se trata de uma prevenção ao controlo e a vigilância dos casos importados.

“Estamos a cumprir aquilo que está estipulado no Regulamento Sanitário Internacional”, explicou o governante, considerando que, apesar de o país ter “uma excelente cobertura do sarampo e de quase todas as vacinas em Cabo Verde”, ressalvou, acrescentando que se está a reforçar todo o sistema de alerta e de prevenção, nos portos e aeroportos do país.

Da visita aproveitou a ocasião para enalteceu o trabalho da autarquia da capital, do Ministério do Ambiente, de entre vários parceiros, face aos resultados que, a seu ver, “mudaram muito a Praia” nos últimos dois anos, para se tornar numa cidade com “melhores condições ambientais, factor fundamental” para que o país elimine a transmissão autóctone do paludismo.

A visita foi guiada pelo coordenador do Programa de Controlo de Doenças de Transmissão Vectorial e Ligadas ao Meio Ambiente, António Moreira, representantes do Ministério da Agricultura e Ambiente e membros da Comissão Estratégica Multissectorial de Luta Anti-vectorial.

Liderada pelo ministro da Saúde, a comitiva iniciou e a visita pelo Centro de Luta Anti-vectorial, nas imediações do Arquivo Histórico Nacional, e terminou-a no remodelado bairro de Fonton, com passagens pela Avenida Cidade de Lisboa e a localidade de Achada de Santo António.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos