Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministério da Saúde forma formadores sobre segunda versão do Guia de Vigilância Integrada das Doenças e Respostas

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O Ministério da Saúde realiza de 15 a 19, no concelho de Ribeira Grande Santiago, um ateliê para formar formadores nacionais sobre a segunda versão do guia Vigilância Integrada das Doenças e Respostas.

A formação, que se realiza através da Direção Nacional de Saúde, visa preparar melhor o sector da saúde do país para acolher e usar racionalmente a terceira edição do guia de Vigilância Integrada das Doenças e Respostas (VIR-R).

Ainda segundo a mesma fonte, o reforço de competências será materializado através de um ateliê nacional de orientação para especialistas do nível central sobre o conteúdo do guia, sendo que, depois, os formadores ministrarão treinamentos para as Delegacias de Saúde e outras estruturas sanitárias.

Os formadores refere a mesma fonte, assegurarão o seguimento e a avaliação da actualização do guia em todos os níveis da pirâmide sanitária do país.

Cabo Verde é um dos quarenta e dois países da região Africana da Organização Mundial da Saúde (OMS) que adoptaram estratégia VID-R “Vigilância Integradas das Doenças e Resposta”.

Para a materialização desta estratégia o escritório regional da OMS desenvolveu e disponibilizou aos países a primeira edição do guia técnico VID-R utilizado entre 2001 a 2010.

Em 2012, foi publicada a segunda edição do guia técnico e suas ferramentas de implementação.

A actualização desta edição foi baseada nas lições aprendidas com o uso da primeira edição; mudanças nos contextos econômico, tecnológico, ambiental e de saúde pública, também, foram levadas em consideração. Espera-se uma terceira edição do guia em 2019.

PC

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos