Ministério da Educação inicia em Junho processo de desenvolvimento curricular do Ensino Secundário – ministra

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A ministra da Educação Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, disse hoje que o seu ministério vai iniciar no mês de Junho o processo de desenvolvimento curricular do Ensino Secundário.

A governante, que falava durante a cerimónia de entrega dos prémios da 12ª edição das Olimpíadas de Matemática, na Escola Secundária Abílio Duarte, na Cidade da Praia, afirmou que os currículos do Ensino Básico estão completamente “desactualizados”, porque datam de 1997.

“São currículos todos que a nível mundial já se modificaram muito. Até porque há matérias aqui que são muito vistas e que em outros lugares não são estudados, porque há um processo de renovação curricular”, explicou.

Segundo a ministra, o conhecimento é um processo que está em mudança permanente e Cabo Verde tem que acompanhar esse processo. Com isso, o país deve encarar o desenvolvimento curricular, não como grandes reformas, mas como movimentos permanentes de actualização.

No entanto, alertou que este facto requer “responsabilidade” não só do ministério da educação como também dos próprios docentes que aplicam o currículo.

Na mesma linha, Maritza Rosabal explicou que no quadro do processo da reforma curricular que está a decorrer no Ensino Básico, no próximo ano lectivo o 3º ano será objecto de atenção. Depois seguem outras mudanças no 7º ano no 8º ano que, posteriormente, terão “um efeito a nível do ensino Ensino Secundário”.

Conforme a ministra da Educação Família e Inclusão Social, o desenvolvimento curricular tem uma característica “muito importante” em Cabo Verde, porque do 1º ao 8º ano está centrado tudo no desenvolvimento do pensamento lógico, da numeracia e da leitura e escrita, da matemática e da língua portuguesa.

Já o Ensino Secundário “é completamente diferente” e tem que estar “virado para o global porque é ali que se vai competir, por exemplo nas provas de acesso às universidades”.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos