Ministério da Educação forma “com sucesso” 38 alunos em línguas espanhola e inglesa

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress)- A Delegação do Ministério da Educação da Praia entregou hoje certificados aos formandos dos cursos de Inglês Turístico e Espanhol/ Comunicate-1, no quadro do projecto AFRIMAC-II, financiado pelo Fundo Europeu , e coordenado pela Rádio ECCA-Fundação Canaria.

Ao todo, segundo afirmou à Inforpress o coordenador de Educação de Jovens e Adultos da Praia, Artur Frederico, são 38 alunos que concluíram com sucesso este curso, cujo objectivo principal é o de proporcionar aos formandos conhecimentos e uso da língua espanhola e inglesa.

“O objectivo da formação foi sempre criar um instrumento para empoeirá-los, fazendo crescer o valor acrescentado às actividades que têm estado a fazer, pois a língua é uma das maiores ferramentas que um ser humano pode ter para melhorar o seu performance na comunicação e poder vender o produto que ele faz neste caso”, explicou.

Estes dois cursos, que funcionaram em modo presencial e online, mas também através da rádio, foram destinados às pessoas que trabalham na restauração, taxistas, entre outras, sendo que a maioria dos participantes ainda não está inserida no mercado de trabalho.

O responsável destacou a importante parceria da Rádio Ecca Canárias que tem cooperado com diversos tipos de formação, nomeadamente a formação que hoje termina.

Por seu lado, a subdiretora da Área de Acção Social da Rádio ECCA, Ana Pilar Giménez, sublinhou a parceria com o Ministério da educação de Cabo Verde, mais concretamente com a Direcção Nacional da Educação, informando que remonta o ano de 1998.

“Para nós, é importante ter uma parceria muito sólida, que funciona, temos confiança e estamos a aprender mutuamente, através de intercâmbio de ideias, e queremos seguir assim durante muito tempo”, disse, acrescentando que esta formação pretende, por outro lado, ajudar as mulheres a seguirem em frente, tendo a oportunidade de ter um emprego digno e de qualidade.

A formanda Eliane Martins, por sua vez, declarou que é sempre bom aprender uma língua estrangeira e ter algo adicional ao curriculum, mais-valia que poderá ajudar na procura de emprego.

“É super-importante, tirei o máximo de proveito, nesses três meses”, disse, garantindo que a partir de agora é capaz de falar o básico de espanhol, e pede mais oportunidade para seguir o curso de espanhol do qual frequentou, como forma de aprofundar um pouco mais.

O projecto AFRIMAC-II é financiado pelo Fundo Europeu, através do Programa de Cooperação Territorial MAC-InterReg 2014-2020 e coordenado pela Rádio ECCA- Fundação Canária, a Direção Nacional de Educação (DNE), através do Serviço de Ensino Técnico-Profissional e Educação de Jovens e Adultos/Unidade de Educação de Jovens e Adultos.

ET/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos