Ministério da Cultura perspectiva “bons resultados” com o projecto Mala de Contos

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – O director nacional das Artes, Adilson Gomes, disse hoje que espera “bons resultados” do projecto Mala de Contos, financiado pelo Ministério da Cultura e das Indústria Criativas (MCIC), e que visa a promoção e o incentivo à leitura.

Adilson Gomes fez esta consideração à imprensa, à margem da apresentação do projecto Mala de Contos, que aconteceu no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Cidade da Praia.

Conforme avançou, o Ministério da Cultura almeja que o projecto seja mais um de apoio à leitura, apontando que o mesmo foi bem pensado e irá dar frutos nas crianças, ponto focal do referido projecto.

“A leitura na infância  é onde devemos trabalhar, porque sabemos a importância das crianças terem contacto com os livros desde cedo”, indicou.

Por outro lado, explicou que o MCIC financiou este projecto por ser “bem peculiar” e apresenta procedimentos que direccionam os livros ao encontro das crianças, em várias localidades.

Já a promotora do projecto Mala de Contos, Natacha Magalhães, revelou que a intenção é levar os livros e fazer a leitura em locais onde não chegam às crianças, referindo que já foram identificados alguns municípios.

“Com isso, queremos promover a leitura, promovendo actividades que estimulem tal prática”, sublinhou.

O projecto visa promover o acesso aos livros, por parte de crianças e jovens, fomentando o hábito de leitura, particularmente em comunidades onde o livro nem sempre chega.

Por outro lado, é um contributo para aumentar os níveis de literacia no país e elevar o conhecimento.

O mesmo será implementado nos municípios de São Domingos, Praia, Ribeira Grande de Santiago, Maio, Tarrafal e São Nicolau e Ribeira Brava.

De entre várias actividades do projecto, que terá a duração de um ano, destacam-se a formação de mediadores/animadores e voluntários para a leitura, contação e concurso de leitura de histórias, encontros com escritores, campanhas de recolha e doação de livros e montagem de mini-bibliotecas em algumas localidades.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos