Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas lança concurso de atribuição de incentivos para organização do Carnaval 2018

 

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas procedeu hoje à abertura de dois processos selectivos de atribuição de incentivos às câmaras municipais para organização do Carnaval 2018.

O evento tornado público através de um edital, segundo nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, indica que um dos processos se destina exclusivamente à seleção dos projectos de Carnaval para todas as entidades locais e municipais de Cabo Verde, à exceção das ilhas de São Vicente e São Nicolau.

O segundo processo propõe incentivar toda a indústria/economia criativa à volta do Carnaval de São Vicente e de São Nicolau, através de uma linha de financiamento denominada “Carnaval Factory”.

O edital referente à atribuição de incentivos às câmaras municipais visa, segundo nota de imprensa, fornecer incentivos financeiros às entidades promotoras locais (câmaras municipais) para os desfiles carnavalescos, fomentar o desenvolvimento das atividades culturais e artísticas para o Carnaval e contribuir para a criação de postos de trabalho.

Já o referente ao incentivo de toda a indústria/economia criativa à volta do Carnaval de São Vicente e de São Nicolau, destina-se exclusivamente à seleção de 8 projetos de Carnaval, nos locais onde a indústria de Carnaval representa um valor de interesse público e estimula por si só um ciclo de geração de rendimentos conexos às indústrias criativas.

Neste âmbito, estipula-se como data limite para a entrega de candidaturas por parte das câmaras municipais até às 23h59 do dia 20 de novembro ao MCIC, preferencialmente através dos endereços eletrónicos: adilson.l.gomes@palgov.gov.cv; eliane.lopes@palgov.gov.cv; melany.correia@palgov.gov.cv.

A entrega de candidaturas para estímulo do Carnaval de São Vicente e de São Nicolau indica uma data limite de entrega de candidaturas por parte dos grupos até às 23h59 do dia 15 de novembro ao MCIC, preferencialmente através dos endereços eletrónicos: adilson.l.gomes@palgov.gov.cv; eliane.lopes@palgov.gov.cv; melany.correia@palgov.gov.cv.

Conforme o documento, os projetos podem ser submetidos e enviados também por correio em envelope fechado, até às 17h00 do dia 20 de novembro, e 17Horas do dia 15 para grupos de São Vicente e São Nicolau, com a indicação “Incentivo ao Carnaval 2018”, para Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Palácio da Cultura Ildo Lobo, Praça Alexandre Albuquerque, CP 302, Praia-Santiago.

As candidaturas, estabelece o edital, devem conter formulário de inscrição devidamente preenchido, o histórico da organização dos desfiles efetuados nos últimos 3 anos, os nomes dos grupos inscritos nas câmaras municipais de cada ilha que irão desfilar no Carnaval 2018, e o quadro orçamental de todos os grupos inscritos.

A intenção segundo o ministério é, nos próximos tempos, redefinir, reenquadrar e dar uma nova dimensão ao papel da cultura e a definição prática do conceito de Indústrias Criativas e Culturais.

Tudo isso, explica o MCIC, porque o Carnaval constitui uma das manifestações culturais do país, sendo que todos os municípios se encontram engajados a celebrar e festejar a festa do Rei Momo.

PC/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos