Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas recebe 113 projectos para financiamento em 2018

 

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas recebeu 113 projectos culturais vindos da sociedade civil e de criadores para a avaliação do financiamento para ano económico 2018, no âmbito do edital de candidaturas para financiamento.

Em comunicado publicado na página do referido ministério, este edital, que se enquadra no Programa do Governo para a IX Legislatura, priorizou financiamentos para as áreas de artes plásticas, artes visuais e fotografia (exposições artísticas e temáticas), artesanato (exposições e ateliês), dança (espectáculos individuais ou de grupos e projectos de internacionalização).

Design e moda (apresentação de colecções individuais e colectivas, workshops, formação e feiras de moda), música (concertos individuais e de grupos) e teatro (espectáculos, peças de autores cabo-verdianos, itinerância e internacionalização) são outras áreas priorizadas.

Dos 113 projectos apresentados, refere a nota, a maioria é de iniciativa privada, mas também deram entrada projectos de associações e das câmaras municipais e outros de nível internacional, para a promoção da música e dança de descendentes cabo-verdianos.

De Cabo Verde apenas 14 municípios concorreram neste edital e da diáspora, dois países.

Santiago foi a ilha que mais projecto entregou num total de 20, seguido de São Vicente com 14 projectos, cinco do Sal, quatro do Maio e da Brava e a Ilha do Fogo foram entregues três projectos.

Da diáspora chegaram dois projectos, sendo um da América do Sul na categoria música e dança e o outro da Holanda, na categoria música.

Segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, 10 projectos que foram entregues, não constam a ilha ou município onde se pretende realizar a actividade cultural.

Os projectos que deram entrada no âmbito do edital de candidatura de financiamento de projectos para o ano económico 2018, estão relacionados com festivais de dança, festivais de música, festivais de teatro, concurso de vozes, exposições, projectos de inclusão social e concertos, sendo neste último item com uma proposta que explora a história e origem das danças tradicionais, com realce para o batuco.

O edital de candidaturas para o financiamento dos projectos para o ano 2018 tem por objectivo estimular áreas muito específicas e direccionar os recursos do Estado de forma mais eficiente e de encontro com as expectativas regionais e locais de uma programação de qualidade e voltada para o aumento do consumo da arte e da cultura nas comunidades.

A candidatura para o ano económico de 2018 foi aberta no início do mês de Setembro e foi encerrada a 31 de Outubro.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos