Ministério da Cultura contempla 43 projectos no âmbito do “Edital de Projectos de Financiamento para 2019

Cidade da Praia, 01 Fev. (Inforpress) – O Ministério da Cultura contemplou 43 dos 139 projectos que deram entrada no quadro de financiamento para o ano 2019, na sua maioria de iniciativa privada, visando o financiamento de projectos culturais, provenientes da sociedade civil e criadores.

De acordo com o edital de financiamento de projectos para o presente ano, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) priorizou as áreas de artes plásticas, artes visuais e fotografia (exposições artísticas e temáticas), artesanato (exposições e ateliês), dança (espectáculos individuais ou de grupos) e projectos de internacionalização.

Design e Moda (apresentação de colecções individuais e colectivas, workshops, formação e feiras de moda), música (concertos individuais e de grupos), teatro (espectáculos, peças de autores cabo-verdianos, itinerância e internacionalização) e literatura afiguram-se ainda de entre projectos suportados nesta rubrica.

Os planos que deram entrada no âmbito deste edital estão distribuídos nas áreas das artes plásticas, artes visuais e fotografia, artesanato, cinema, dança, design e moda, formação, gravação de CD, gravação videoclip, literatura, música, publicidade e teatro, cujo valor rondariam os 210 milhões de escudos.

“Este incentivo financeiro virado para projectos da sociedade civil e criadores está enquadrado no âmbito do Programa do Governo para a IX Legislatura que colocou a cultura no centro de políticas activas de criação de emprego e de novas oportunidades para os jovens e criadores cabo-verdianos”, lê-se no comunicado do MCIC enviado à Inforpress.

Santiago foi a ilha com maior entrada de projectos 77, seguida da ilha São Vicente, com 25, Santo Antão, 8, ilha do Sal, 7, Boa Vista e Maio, 2 cada, São Nicolau 1.

Da diáspora, Portugal contribuiu com 5 e Luxemburgo com 1, sendo que quatro dos projectos que deram entrada no âmbito deste edital não fazem menção da sua origem.

O Edital para o Financiamento de Projectos é uma iniciativa do Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, lançado pela primeira vez em 2016 e já vai na sua terceira edição.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos