Ministério da Cultura confirma participação de Arménio Vieira e Germano Almeida  no Festival Literário Morabeza

 

Cidade da Praia, 28, Set – (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) confirmou hoje que os escritores cabo-verdianos Germano Almeida e Arménio Vieira vão participar no Festival Literário Morabeza.

O MCIC reagia assim à notícia da Inforpress que dava conta da ausência dos três escritores no certame, por discordarem da forma como estava a ser organizado o  festival.

Avançada hoje em primeira mão pela Inforpress, a  notícia feita com base em declarações dos escritores Germano Almeida e José Luís Tavares, dava conta de alguma insatisfação manifestada por estes homens de letras quanto à forma como o evento estava a ser organizado, coordenado por uma empresa portuguesa.

No documento hoje divulgado, o MCIC justifica a ausência do escritor José Luiz Tavares com “as dificuldades de se chegar a um acordo quanto aos termos da sua participação”, mas garante que “os três autores referidos na peça foram contactos e convidados para o festival literário”.

Embora os esforços feitos pela Inforpress, o Ministério da Cultura nunca se predispôs para esclarecer  estes factos tornados hoje público pela Agência de Notícias Inforpress.

Agora, no documento, o MCIC afirma que José Luís Tavares manifestou desde cedo as suas reservas quanto à organização do evento e à parceria com a empresa Booktailors

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas garante, contudo, que Arménio Vieira está confirmado através da editora Rosa de Porcelana que fez a intermediação devido “às dificuldades iniciais” de entrar em contacto directamente com o autor.

“O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem inclusive a confirmação das reservas de voo do escritor com os percursos Lisboa-Praia-Lisboa”, acrescenta a nota.

O documento explica  que o escritor Germano Almeida confirmou a sua participação no evento, ressalvando, inclusive, que lhe foi enviada a descrição da mesa, o tema, o dia e a hora faltando apenas confirmar o itinerário da viagem.

“Depois de uma conversa telefónica hoje entre o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e o escritor Germano Almeida, o MCIC volta a confirmar a presença do escritor Germano Almeida no festival”, lê-se no documento que vimos citando.

JMV/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos