Mindelo, 05 Out (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) abriu candidaturas, até 31 de Outubro, para financiamento de projectos culturais para o ano 2020, nas áreas das artes visuais, performativas, artes aplicadas e artesanato.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, o MCIC vai apoiar os melhores projectos seleccionados no referido concurso, com parcerias institucionais e incentivo financeiro aos promotores.
Poderão participar neste concurso público pessoas singulares de nacionalidade cabo-verdiana e pessoas colectivas cabo-verdianas e com sede estatutária em Cabo Verde.
Para a selecção, o promotor vai basear-se em critérios como a promoção e projecção da cultura cabo-verdiana, a visibilidade social, o retorno à comunidade, a repercussão a nível nacional, criatividade e originalidade e a sustentabilidade entre outros. Os resultados do concurso serão divulgados no dia 20 de Janeiro de 2020.
Em 2019, o Ministério da Cultura financiou 43 dos 139 projectos que se candidataram aos fundos públicos.
A maior parte das candidaturas veio da ilha de Santiago, com 77 candidaturas, São Vicente, 25, e Santo Antão com oito candidaturas.
Sal e do Fogo fizeram sete, Boa Vista e Maio tiverem dois projectos.
Da diáspora, Portugal apresentou cinco e Luxemburgo um e os outros quatro não deram indícios da sua origem.
Grande parte das candidaturas apresentadas foram projectos musicais (33), seguindo-se a literatura, com 19, e o teatro, com 15.
CD/AA
Inforpress/Fim