Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Mindelo recebe I Jornada Júnior da Língua Portuguesa de reflexão sobre literatura infantil

Mindelo, 03 Mai (Inforpress) – A ilha de São Vicente recebe a partir de hoje até sexta-feira, 07, as primeira Jornada Júnior de Língua Portuguesa, que tem por objectivo promover a reflexão e o debate sobre a literatura infantil.

Segundo a responsável pelo Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Sofia Santos, a ideia dessas jornadas é de dialogar e debater sobre este tipo de literatura nas suas várias vertentes.

“A universidade pretende articular o que faz de investigação nesta área, com a prática pedagógica e com a mediação de leitura em contexto real, chegando, portanto, desde a mediação à recepção das obras pelos leitores”, explicou Sofia Santos, adiantando como público do evento os estudantes, mas também a população em geral.

Na tarde de hoje, o momento reserva-se para a oficina criativa, na Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, orientada pelo jornalista e escritor Jorge Araújo, que partilha com professores e outros profissionais como chegar ao “maravilhoso mundo da escrita”.

“Como é que se conta estórias, qual a importância da palavra, qual a importância da minha infância nos livros que escrevo”, sustentou o escritor, que já tem várias obras publicadas e neste momento trabalha com editor no Jornal Expresso, em Portugal.

Jorge Araújo também ministrará uma oficina para os alunos da Uni-CV, que, conforme a mesma fonte, pretende assim os orientar para a escrita colectiva de um conto.

“Isto é, como é que se desenvolve a partir de uma ideia, costumo sempre dizer que a realidade é o melhor combustível para a ficção e sobretudo num lugar como São Vicente, como Mindelo, onde a realidade e a ficção confundem-se, nunca se sabe onde começa a realidade e onde acaba a ficção”, considerou.

No programa destacam-se ainda, segundo Sofia Santos, outros momentos como uma sessão de leitura dinamizada pelos estudantes da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, conversa com a escritora Fátima Bettencourt e o projecto “Palavra-Palavra” e ainda uma actividade de “diálogo” entre a literatura infantil e outras artes como dança, música, teatro e artes plásticas, que encerra a I Jornada Júnior de Língua Portuguesa.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos