Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Milton Paiva propõe transformar “Ami é San Domingus” em Fundação para “ajudar no desenvolvimento” do concelho

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O candidato derrotado nas eleições autárquicas em São Domingos Milton Paiva vai propor a transformação da plataforma “Ami é San Domingus” numa Fundação sem fins lucrativos, para, desta forma, “ajudar no desenvolvimento” de São Domingos.

À Inforpress, Milton Paiva, que liderou a candidatura da plataforma independente para a presidência da Câmara Municipal de São Domingos, disse a que transformação de “Ami San Domingus”, visa, sobretudo, criar as condições para implementar algumas das ideias que suportaram o projecto e defendidas durante a campanha eleitoral.

“Para montar esse projecto nós despendemos esforços humanos e financeiros e ganhamos conhecimentos, e então para capitalizar os nossos esforços, independentemente dos resultados, que ficaram aquém a nossas expectativas, entendemos que é possível promover e implementar a maioria das nossas ideias que não implicam a intervenção pública”, explicou, indicando que é também uma resposta ao “chamamento das pessoas”.

A promoção do empreendedorismo jovem e o desenvolvimento do agro negócio, apoio à legalização das terras e a realização de projectos sociais, como a da erradicação das casas sem casa de banho, no município, são alguns dos projectos que Milton Paiva aponta como “realizáveis” por “Ami é San Domingus” na condição de Fundação.

“São temas que podemos promover não só fazendo ‘advocacy’, mas também através da mobilização de alguma parceria e financiamento”, sustentou.

Milton Paiva adiantou que a proposta já foi avançada ao grupo, que a achou “interessante”, e este sábado, 31, vão reunir-se para trabalhar “mais no concreto” e desenvolver um conjunto de tarefas desde do ‘rebranding’ da imagem corporativa e também na parte jurídica.

Ainda como forma de dar corpo a uma das ideias defendidas durante a campanha eleitoral, já fora do quadro da fundação, e numa perspectiva “mais privada”, Milton Paiva, que é jurista, conta que já encetou contactos com uma pequena equipa para abrirem um primeiro escritório de advogados na cidade da Várzea da Igreja, para atender às necessidades diversas de assistência jurídica e ajudar a criar uma cidade “efectiva e de serviços”.

“Durante a campanha criticamos que São Domingos, enquanto cidade, está com falta de serviços liberais que acabam por ajudar sempre no desenvolvimento e na transformação da cidade numa cidade efectiva. Então como advocacia é a minha profissão de base, já desafiei um colega para montarmos uma filial que poderá atender as pessoas em caso de necessidade e também ajudar empresários e os munícipes”, sustentou.

A candidatura de “Ami é San Domingus”, liderada por Milton Paiva para a câmara municipal, e Ana Bela Teixeira, para a assembleia municipal, conseguiu 313 votos para a câmara e 341 para a assembleia, equivalente a 4,5% e 4,9% das votações, respectivamente.

As eleições de 25 de Outubro em São Domingos foram vencidas pelo PAICV, liderado por Isaías Varela, que conquistou 3.755 votos, correspondente a 54.2%. O MpD que concorreu à sua própria conseguiu 2.689 (38.8%) elegendo sete deputados, tendo o PAICV elegido 10 dos 17 deputados e todos os sete vereadores.

A abstenção foi de 27,4%.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos