México diz que não ajudará a construir muro com EUA seja de que tamanho for

Washington, 07 Abr (Inforpress) – O ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, assegurou quinta-feira que o país não ajudará a construir o muro na fronteira com os EUA reclamado pelo Presidente norte-americano Donald Trump, independentemente das dimensões que tenha.

“O México não colaborará de maneira alguma na construção de um possível muro, meça este uma milha [1,6 quilómetros] ou duas mil milhas [3.220 quilómetros], seja feito de tijolos ou seja feito de barras. Este assunto não faz parte da relação bilateral [com os EUA] e muito menos pode ser matéria de colaboração bilateral”, disse Videgaray.

O governante mexicano reagiu assim, citado pela agencia noticiosa Efe, às declarações do secretario da Segurança Nacional norte-americano, John Kelly, que quarta-feira reconheceu ser “improvável” que o Governo de Trump chegue a construir uma “barreira física” que vá de costa a costa e cubra toda a fronteira entre os EUA e o México.

Luis Videgaray reuniu-se com John Kelly na quinta-feira, em Washington, e apesar de terem conversado sobre muitos temas relacionados com as migrações, o ministro Relações Exteriores do México assegurou que não falaram sobre o muro ou a forma de custear a sua construção, “porque não é um tema da relação bilateral, não é, nem deve ser”.

“O Governo do México considera que a construção de um muro na fronteira é um gesto não amistoso. No fim de contas seria uma decisão de um país soberano sobre a forma como protege as suas fronteiras, mas não é um tema da relação bilateral”, disse Luis Videgaray, Numa conferencia de imprensa no final da reunião.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos