Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

México defende declínio “irreversível” da migração

Washington, 11 de Set (Inforpress) – O chefe da diplomacia mexicana defendeu, na terça-feira, que as medidas do seu Governo conseguiram uma tendência “irreversível” de declínio da imigração ilegal para os EUA, mas Washington insistiu que há “mais a fazer” para conter esse fluxo migratório.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se por “cerca de dez minutos” com Marcelo Ebrard, depois do encontro que este teve com uma delegação norte-americana liderada pelo vice-Presidente dos EUA, Mike Pence.
Segundo Ebrard, citado pela agência espanhola EFE, Trump foi “bastante amigável” e mostrou-se “positivo e grato ao México” pelas suas medidas de imigração, e ninguém na Casa Branca levantou a possibilidade de restabelecer tarifas no país vizinho.
“O México afirmou que a estratégia mexicana produziu resultados muito importantes para que os fluxos migratórios ocorram de acordo com a lei. Houve uma queda significativa”, disse Ebrard.
A reunião teve como objectivo acompanhar o acordo de imigração que os dois países alcançaram em Junho, com o qual o México evitou que os Estados Unidos impusessem tarifas sobre todas as suas importações.
Após a reunião, Pence escreveu na rede social Twitter que “ainda há mais trabalho a ser feito para garantir a fronteira comum” de uma vez por todas.
Os dois altos funcionários políticos “concordaram em implementar os Protocolos de Protecção aos Migrantes (PPM) ao máximo”, informou o escritório de Pence, em comunicado.
A política de PPM dos EUA, mais conhecida como “Permaneça no México”, permite que Washington devolva ao país vizinho os imigrantes indocumentados que chegam à fronteira e solicitam asilo, para esperarem lá que seus casos sejam resolvidos. Nos EUA, é um processo que pode levar anos.
Inforpress/Lusa/fim
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos