Cidade da Praia, 13 Jan (Inforpress) – O Programa Nacional de Actividade Física “MexiMexê” marcou presença hoje na Corrida da Liberdade, na Rua Pedonal, no Platô, com acções que visavam exames de glicemia, tensão arterial e informações sobre a importância da prática do exercício.
Em declarações à Inforpress, a responsável pelo programa, Evanilda Reis, avançou que o objectivo do programa era o de dinamizar a feira de saúde que tinha como propósito não só aconselhar atletas como questiona-los sobre algumas práticas desportivas.
“Nós temos uma carência de dados para os níveis de actividades física, pelo que aproveitamos este evento para oferecer aos participantes um questionário sobre o nível da actividade física da população”, disse.
Ainda a responsável do “Mexi Mexê” a tenda teve uma boa aderência do publico praiense que procurava saber sobre a sua condição física antes de entrar na corrida.
A Feira de Saúde promovida pelo Ministério do Desporto, através do Programa Nacional de Actividade Física denominado “Mexi Mexê”, contou com a participação da Cruz Vermelha de Cabo Verde e da Câmara Municipal da Praia.
No processo a Cruz Vermelha tinha como missão fazer triagem da glicemia e tensão arterial, enquanto o “Mex iMexe” fazia a massa corporal e inquérito sobre actividade física dos participantes.
Além da Feira da Saúde, o Programa “Mexi Mexê” participou na Mega-Aula de Ginástica, que habitualmente é realizada no âmbito da “Corrida da Liberdade”, com a demonstração de uma aula de ginástica tradicional chinesa ministrada por monitores do programa.
O Programa de Actividade Física “Mexi Mexê” é uma iniciativa do Ministério do Desporto, cujo objectivo é levar a prática da actividade física a todas as pessoas e em todas as localidades do País, bem como a melhoria da saúde e qualidade de vida da população cabo-verdiana.
PC
Inforpress/fim