Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress) – O município de Cascais, em Portugal, promove nos dias 22 e 23 de Julho, o Mercado da Língua Portuguesa em formato presencial, que terá mostras de artesanato, gastronomia, música, dança e literatura dos países lusófonos.
Segundo uma nota informativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) o evento que visa homenagear a língua portuguesa e a união das várias culturas pelo mundo, pretende divulgar o artesanato, a dança, a literatura, a música e os sabores de todos os continentes.
“Após um ano em que fizemos uma versão online do Mercado da Língua Portuguesa, regressamos com mais força e energia, e com mais novidades.”, lê-se na nota, que adianta que esta é uma iniciativa da UCCLA, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
A mesma fonte informa que nos dias 22 e 23 de Julho, das 10:00 às 22:30, no espaço interior do Mercado da Vila de Cascais, estarão expostas mais de 40 bancas de artesanato e gastronomia, acrescentando que haverá música de artistas dos diferentes países de língua portuguesa.
A UCCLA é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de Junho de 1985. Assinaram o acto de fundação, as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa tem sido palco de frutuosa e intensa acção de intercâmbio e cooperação, assumindo a missão de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações.
As suas acções, no âmbito da prevenção, saúde e educação, cultura, infra-estruturas, saneamento e ambiente, reabilitação e património, formação empresarial e autárquica, e institucional, têm-se desenvolvido ao longo dos 33 anos no universo das suas cidades-membro e, de forma muito positiva, têm contribuído para fomentar o entendimento, a cooperação e o desenvolvimento económico entre os seus municípios membro.
CM/DR
Inforpress/Fim