Medidas anunciadas pelo BCV sobre a redução da taxa directora vão produzir resultados – governador

 

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – O governador do Banco de Cabo Verde (BCV), João Serra, assegurou hoje, na Cidade da Praia, estar ciente de que as medidas anunciadas pelo banco central sobre a redução da taxa directora vão produzir resultados.

Esta reacção vem na sequência da declaração do presidente do conselho de administração da Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), António Moreira, que afirmou que as medidas anunciadas pelo BCV sobre a redução da taxa directora vão no sentido de acrescentar mais liquidez ao sistema quando ainda os bancos comerciais não reúnem condições para absorver o nível de liquidez existente neste momento.

Em declaração à imprensa no encontro do Banco de Cabo Verde com as instituições de crédito, João Serra revelou não concordar com a afirmação do responsável da CECV de que “a descida de taxa de juro não está a surtir efeitos”.

Contrariamente à afirmação do responsável da CECV, João Serra disse acreditar que as medidas anunciadas pelo BCV produzirão resultados a partir dos seis meses, em Cabo Verde.

Consciente de que a eficácia da transmissão monetária em Cabo Verde é “muito fraca”, João Serra está optimista que “produzirá efeitos ainda que a prazo”.

A redução da taxa directora de 3,5 para 1,5 por cento (dois pontos percentuais) para provocar “uma reacção mais rápida e profunda” nas acções de respostas da banca, foi recentemente anunciada pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

JL/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos