Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Mecanismos de perdão da dívida ajudam países a avançar a agenda climática- coordenadora das Nações Unidas

Santa Maria, ilha do Sal, 15 set (Inforpress) – A coordenadora das Nações Unidas em Cabo Verde destacou hoje a importância de ter mecanismos de perdão da dívida para dar oportunidade aos Estados Insulares de investir em programas que contribuam para avançar a agenda climática.

Segundo Ana Patrícia Graça, que falava na 9ª Conferência para o Clima e Desenvolvimento em África, que decorre em Santa Maria, na ilha do Sal, a África tem dado exemplos notáveis nesta área e Cabo Verde, em particular, tem apostado em projectos de energia renovável e noutros compromissos.

Por isso, sustentou que “é muito importante a questão de poder reinvestir em programas climáticos e sociais que são necessárias”, principalmente, sublinhou, nesta altura em que “os Pequenos Estados Insulares têm feito um esforço tremendo para enfrentar a dupla crise global, a da covid-19 e a crise climática”.

A coordenadora das Nações Unidas também enalteceu a “capacidade de resiliência de Cabo Verde, apesar dos choques climáticos”, apontando o País como uma “referência em África”.

Além da coordenadora das Nações Unidas em Cabo Verde, no painel “Uma transição justa e recuperação verde para a resiliência climática na África, participou o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o ministro de Indústria Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, entre outros responsáveis.

A 9ª Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África é organizada pela Comissão Económica para África das Nações Unidas (UNECA), pela Comissão da União Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no quadro do Programa Clim-Dev, Clima e Desenvolvimento.

Conta com a parceria do Governo de Cabo Verde, através do gabinete do vice-primeiro-ministro.
CD/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos