Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

MCCR lança plataforma online e web site para impulsionar aumento da adopção de animais que vivem nas ruas (c/áudio)

Cidade da Praia, 03 Jun (Inforpress) – O MCCR avançou hoje que já tem disponível o sistema de adopção e lançará brevemente um web site ambicionando que o maior número de cães e gatos que vivem nas ruas encontrem uma família e sejam bem tratados.

Conforme explicou a responsável do Movimento Civil das Comunidades Responsáveis (MCCR), Maria Fortes, em declarações à Inforpress, qualquer pessoa ou entidade poderá fazer a introdução dos dados dos animais na plataforma que depois serão encaminhados às comissões locais, que são compostas por grupos de voluntários do MCCR, entidades municipais, voluntários das associações.

Para validar a adopção dos cães e gatos, avança esta responsável, existem condições a serem seguidas para ver se será feita a integração dos animais no sistema, isto porque, justificou, animais com dono, disponíveis para venda, não será possível fazer a sua integração no sistema.

Outro critério para a integração dos animais no sistema tem que ver com o processo de avaliação do animal, referindo que todas as pessoas que visitam esta plataforma de adopção poderão ter todas as informações sobre os animais disponíveis para a adopção e que após o processo de escolha, a comissão local irá avaliar a proposta para a adopção.

“Uma vez que a pessoa foi aceite como adotante vai assumir as responsabilidades de adopção, portanto temos uma carta de adopção em que a pessoa assume as responsabilidades, terá um manual como tratar um animal e também vamos encaminhar sempre que possível para registo, e caso necessário será feito o acompanhamento do animal”, acrescentou.

O MCCR, adiantou Maria Fortes, quer com esta iniciativa que o maior número possível de animais que vivem actualmente nas ruas encontrem uma família, recebam carinho, amor e que sejam bem cuidados e bem tratados pelas mesmas.

Outra iniciativa que o MCCR irá brevemente lançar, prosseguiu, é o lançamento do web site informativo e apelativo, que terá um leque bastante vasto de conteúdos e actividades relacionados com cuidados e bem-estar dos animais, acções sobre o ambiente e entre outras.

Conforme lembrou o referido movimento tem promovido a adopção de centenas de animais há vários anos através das redes sociais, e a criação da plataforma e do web site irá enriquecer o sistema e reforçar a articulação com as comissões regionais.

“Neste momento, temos a carta de adopção que funciona, mas ainda não estamos articulados com o registo e não estávamos articulados com as comunidades regionais. Neste momento, já temos esta plataforma que poderá ser utilizada pelas pessoas de todas as ilhas do País e irá facilitar o processo”, realçou.

Destacou, por outro lado, as acções de sensibilização nas redes sociais e no terreno realizadas pelo MCCR através da rede de voluntários, ressaltando que o objectivo é sistematizar todas as acções realizadas no terreno através dos mecanismos informáticos.

O Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis é um movimento da sociedade civil que tem desencadeado um conjunto de acções para apoiar na gestão ética e sustentável da população canina, com promoção das castrações, de adopção particular e comunitária, auxílio a animais acidentados, desparasitações, informações sobre os cuidados com o cão e gato e sensibilização para o não abandono.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos