Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Mau Ano Agrícola: Governo não tem condições financeiras para distribuir ração gratuitamente – ministro

 

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva disse  hoje que o Governo não tem condições financeiras para fazer a distribuição gratuitamente de ração aos agricultores e criadores de gado afectados pelo mau ano agrícola.

O governante fez essas considerações por ocasião da assinatura do protocolo de colaboração entre o Governo e as empresas de produção e venda de ração, Unidade de Produção de Ração Animal – Rações de Cabo Verde (Upranimal), Moagem de Cabo Verde (Moave), Suinave e Mutivet, quando foi questionado pelos jornalistas sobre a proposta do grupo parlamentar do PAICV, alegando que as rações para os animais deviam ser distribuídas de “forma gratuita”.

“Nós consideramos que se trata de uma proposta “populista” que não tem condições para ser implementada, sendo que o Governo está a mobilizar recursos também junto dos seus parceiros internacionais para fazer fase ao mau ano agrícola”, avançou o ministro, lembrando que esta medida nunca foi implementada nem quando o PAICV era Governo.

Entretanto, asseverou que o Governo não tem condições financeiras para suportar gratuitamente o salvamento de gado, e disse não entender como é que o PAICV propõe este tipo de medida uma vez que nunca subsidiou a preço total alimentos para os animais.

Lembrou, contudo, que o Governo se reuniu com as autarquias e chegaram a um acordo sobre acções a serem executadas directamente pelas câmaras municipais e sobre as medidas implementadas pelo Governo.

O ministro adiantou que para a execução do programa referente ao mau ano agrícola, o Governo precisa de 10 milhões de euros, sublinhando que estão a mobilizar esses recursos juntos dos parceiros e que a verba será inscrita no Orçamento de Estado.

AV/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos