Marrocos/Sismo: Presidente da República endereça mensagem de solidariedade e condolências ao povo marroquino

Cidade da Praia, 09 Set (inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, endereçou hoje uma mensagem ao seu homólogo de Marrocos, Rei Mohammed VI, e ao povo marroquino, em que manifestou solidariedade e condolências devido a sismo que provocou centenas de mortes.

“Manifesto toda a nossa solidariedade para com o Rei de Marrocos. E para o povo marroquino, apresento as nossas sentidas condolências a todas as famílias enlutadas por este grande infortúnio, no âmbito da catástrofe que ceifou a vida de centenas de pessoas e os nossos votos de rápidas recuperações a todos os feridos”, disse hoje o chefe de Estado hoje, em conferência de imprensa, na Presidência da República, na Cidade da Praia.

José Maria Neves disse esperar, igualmente, que toda a comunidade internacional apoie neste momento o reino de Marrocos, no sentido de fazer face a esta situação “extraordinariamente difícil” por que passa este Estado, considerando um “país amigo” de Cabo Verde.

Avançou que já falou com estudantes cabo-verdianos naquele país e toda comunidade cabo-verdiana residente, afirmando que “todos estão bem” e que estão a seguir todas as orientações das autoridades locais, no sentido de se fazer a necessária prevenção para eventuais réplicas.

O chefe de Estado disse ainda que vai continuar a acompanhar esta situação e aproveitou +ara enviar um “grande abraço de solidariedade” para todos os cabo-verdianos que residem naquele país.

O balanço mais recente do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 1.037 mortos e 1.204 feridos, dos quais 721 graves anunciou hoje o Ministério do Interior marroquino.

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, o sismo atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe (norte) às 23:11 locais (21:11, em Cabo Verde), a uma profundidade de oito quilómetros.

O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.

O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha.

DG/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos