Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maritza Rosabal participa no encontro sobre a implementação da Agenda 2030 e localização dos ODS em Espanha

Cidade da Praia, 25 fev (Inforpress) – A ministra da Educação, Maritza Rosabal, participa de hoje a 27 de Fevereiro, em Sevilha, Espanha, no evento de alto nível internacional sobre a Localização da Agenda 2030 e aceleração na implementação dos ODS a nível local.

Segundo um comunicado de imprensa, o objectivo deste evento visa promover a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível municipal e regional e colocar os territórios, seus governos e sua população no centro das políticas para alcançar a Agenda 2030, através de sistemas de governança multilevel e multi-stakeholder.

A governante, avança a nota, participará no painel “Resiliência Local – enfrentando a fragilidade e crise sem deixar ninguém para trás”, informando que o referido evento é organizado pelo Governo de Espanha, em colaboração com a Secretaria local de 2030, o Gabinete do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Cabo Verde terá durante o evento a oportunidade de apresentar as iniciativas em curso na implementação da Agenda 2030 e na localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) bem como, os desafios e as perspectivas, a curto e médio prazo.

Ainda de acordo com a mesma fonte, espera-se que esse evento promova o desenvolvimento de novas iniciativas conjuntas para apoiar o desenvolvimento, implementação e revisão de políticas de localização de ODS, incluindo novas parcerias entre agências da ONU e partes interessadas.

Perspectiva que se consiga, de igual modo, fazer a identificação de casos de sucesso nacionais e locais de localização dos ODS que podem promover e inspirar outras acções para localizar os ODS, lançar uma plataforma virtual para o Local2030, que permite conexões e redes em tempo real.

Formulação de um roteiro Local2030 com compromissos específicos para avançar na localização dos ODS e desenvolvimento de uma declaração política como um resultado de alto nível e contribuição para o Fórum Político de Alto Nível e outros eventos globais relevantes, são outros dos resultados esperados do encontro.

Este evento reúne líderes e governos de vários países, sociedade civil, academia e indústria privada, que irão discutir os pontos de partida e prioridades que devem estar envolvidos na localização dos ODS, enquanto buscam novas alianças entre os diferentes atores e participantes.

A delegação cabo-verdiana será chefiada pela ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal e inclui representantes da Câmara Municipal da Praia e Direcção Nacional do Plano do Ministério das Finanças.

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objectivos Globais, são um chamado universal para acção contra a pobreza, protecção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Esses 17 Objectivos foram construídos com o sucesso dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade económica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para as futuras gerações, oferecem orientações claras e metas para todos os países adoptarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta.

OS ODS são uma agenda inclusiva que combatem as raízes das causas da pobreza e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta.

A erradicação da pobreza está no centro da Agenda 2030, assim como o comprometimento de não deixar ninguém para trás.

CM/JMV

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos