Maria da Luz Lima adverte que continua a aparecer “casos novos” na Praia e apela ao reforço das medidas de prevenção

Cidade da Praia, 30 Mai (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, advertiu hoje que continua a aparecer “casos novos” do novo coronavírus na Cidade da Praia e, por isso, apelou ao reforço das medidas de prevenção.

Na habitual conferência de imprensa para balanço da situação da covid-19 no País, aquela responsável disse para isso o INSP, juntamente com os serviços de Protecção Civil, estão a fazer trabalhos de informação e sensibilização porta a porta para que as pessoas tenham um comportamento positivo para a saúde.

“Ainda estamos com infecção em Cabo Verde, sobretudo na Cidade da Praia, e temos que reforçar as medidas de prevenção nos bairros onde estão o epicentro da epidemia”, observou Maria da Luz Lima.

No entanto, o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, disse que a situação está “estacionária” uma vez que o número de casos mantém-se na média de 09 -10 casos por dia.

“A situação está estacionária, não há um aumento para além daquilo que estava a acontecer nos últimos dias (…) hoje não tivemos a notificação de nenhum caso suspeito na Praia, mas  vamos aguardar para ver a evolução da situação”, frisou.

Em relação à investigação epidemiológica informou que foram analisadas 228 amostras referentes aos dias 26, 27 e 28 de Maio, sendo que 203 foram para fins de diagnóstico (de Tarrafal de Santiago) e 25 de controlo.

Das amostras de diagnóstico, segundo o responsável, resultaram 16 casos positivos, sendo três do dia 26 de Maio, sete do dia 27 e seis do dia 28 de Maio.

Quando aos casos internados comunicou que há um total de 236 pessoas nos locais de isolamentos, a Cidade da Praia com 233, Tarrafal de Santiago com um e Santa-cruz, também um.

Cabo Verde regista 421 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (363), Boa Vista (56) e São Vicente (03).

Do total, registaram-se quatro óbitos, dois doentes transferidos para os seus países e 167 doentes recuperados. O país tem neste momento 248 casos activos.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos