Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) – O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar em Cabo Verde de 08 a 12 de Abril, na sua primeira visita oficial tendo na agenda questões político-diplomática e cooperação de amizade entre os dois países.
Segundo informações da Presidência da República, esta visita, a primeira deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde na qualidade de chefe de Estado, vem na sequência de um convite do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.
“Trata-se de uma visita com uma forte componente político-diplomática, que muito contribuirá para a consolidação dos laços histórico-culturais, de cooperação e de amizade entre os dois países”, avança a mesma fonte.
Durante a visita, o Presidente português irá dar uma especial atenção às componentes educativa e da investigação académica, áreas em que os dois países vêm apostando fortemente no quadro do relacionamento bilateral e por serem importantes para as camadas juvenis cabo-verdiana e portuguesa.
As vertentes económica e de cooperação na área da defesa constarão igualmente das conversações entre os dois Chefes de Estado e respectivas delegações.
De acordo com o programa, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará sempre acompanhado do Presidente Jorge Carlos Fonseca, vai estar na ilha do Fogo onde irá visitar Chã das Caldeiras, e deslocar-se-á também à ilha de São Vicente onde os dois chefes de Estado vão participar numa conversa aberta promovida pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
Consta ainda do programa, contactos com populações, encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e visitas a algumas câmaras municipais.
AV/CP
Inforpress/Fim