Marcelo Rebelo de Sousa condecora cônsul honorária de Portugal no Mindelo

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – O Presidente da República de Portugal vai condecorar, durante a sua visita a Cabo Verde, a cônsul honorária de Portugal no Mindelo, Rosália de Vasconcelos, a quem atribuirá uma comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

A condecoração será entregue durante a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a São Vicente, na terça-feira, segundo nota da Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

Rosália Vasconcelos desempenhou ao longo de mais de vinte e cinco anos funções de Cônsul Honorária de Portugal no Mindelo.

“Na sua área de jurisdição, que incluía Santo Antão, São Nicolau e São Vicente, Dona Rosália, como é carinhosamente tratada pela população, foi sempre inexcedível na resolução dos problemas consulares e de cariz social que chegavam ao Consulado Honorário do Mindelo”, adianta a nota.

A Embaixada de Portugal sublinhou a “lealdade, competência e sentido de Estado” desta professora de profissão bem como o seu papel “na aproximação constante entre portugueses e cabo-verdianos” e na “boa integração” da comunidade portuguesa em São Vicente.

“No momento da exoneração das suas funções públicas, por motivo de doença, a sua condecoração é o reconhecimento por parte de Portugal do seu trabalho de uma vida, na defesa diligente dos interesses portugueses em Cabo Verde e pelo seu papel impar na aproximação entre dois povos”, sublinha a nota.

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que chega a Cabo Verde ao final da tarde de sábado, estará na ilha de São Vicente na terça-feira, penúltimo dia da visita, e já depois de ter passado pelas ilhas do Fogo e Santiago.

 

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos