Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Marcelo condecora cantor cabo-verdiano Tito Paris no sábado, antes de viajar para Cabo Verde

Lisboa, 07 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar no sábado o músico, cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris, em Lisboa, imediatamente antes de viajar para Cabo Verde, para uma visita de Estado de três dias.

Tito Paris, que tem 53 anos e vive em Lisboa, vai ser condecorado numa cerimónia que está marcada para as 14:45, (12:45 em Cabo Verde) no Palácio de Belém, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Presidência da República.
Em seguida, Marcelo Rebelo de Sousa viajará para a cidade da Praia, capital de Cabo Verde, onde deverá chegar cerca das 19:30 locais (21:30 em Lisboa).

Natural do Mindelo, na ilha de São Vicente, onde nasceu a 30 de Maio de 1963, Tito Paris é o penúltimo de nove irmãos, na sua grande maioria músicos.

Começou a tocar nos bares e restaurantes do Mindelo, onde reside a elite intelectual do arquipélago de Cabo Verde, e formou várias bandas, aprendendo com outros músicos locais, incluindo o seu primo, Bau.

Chegou ao mundo dos discos através da música “Regresso”, que escreveu e da qual fez os arranjos para um álbum de Cesária Évora, a mais conhecida artista cabo-verdiana.

Encorajado por Bana, outro dos vultos da música de Cabo Verde, Tito Paris partiu para Lisboa com 19 anos, no início dos anos 80, para integrar, na altura, o também conhecido conjunto Voz de Cabo Verde. Tocou no agrupamento durante quatro anos, após os quais começou a seguir uma carreira em nome próprio.

Lusa/Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos