Manuel Faustino faz balanço positivo da campanha uso abusivo do álcool “apesar de algumas falhas”

 

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – O chefe da Casa Civil da Presidência da República, Manuel Faustino, considerou hoje “positivo” a campanha “Menos Álcool, Mais Vida”, cujo lançamento foi efectuado em Julho de 2016 no país.

Manuel Faustino, que falava à Inforpress sobre o tema “balanço, desafio e perspectivas” da campanha do uso abuso do álcool, a ser apresentado hoje, disse que o maior problema vai de encontro as falhas detectadas ao longo dos dez meses, assim como a saída da comissão de alguns parceiros.

Para além deste senão, admitiu ainda, a constatação de “quebra” na actividade de grupos temáticos, isso devido as eleições que tiveram lugar no ano passado e que ditou alterações em vários ministérios e câmaras municipais.

No que se refere a desafios, Manuel Faustino apontou a necessidade de descentralização das actividades e a solidificação da rede para a existência de programas de intervenção sistemática fora da Praia.

“A par disso, temos a necessidade de reforçar determinados aspectos legislativos, a sua adequação da mesma, assim como no seu cumprimento. Uma das nossas exigências é que se reduza, de forma mais significativa possível, o acesso ao álcool”, esclareceu.

No que se refere ao acesso ao álcool, o chefe da Casa Civil da Presidência da República, falou da necessidade de se rever a política do preço, o controlo das instâncias que fazem a distribuição das bebidas alcoólicas, assim como campanhas educativas ligadas às escolas.

No entanto, para dar combate ao uso excessivo do álcool aquele responsável falou da necessidade de se impedir, explicar, denunciar e reprimir, começando com o bom exemplo em casa.

Para Manuel Faustino, o maior ganho tem a ver com o facto de a campanha ter permitido colocar na agenda do país o problema álcool, com a redução de atendimento nas urgências hospitalares devido ao consumo de álcool, assim como a diminuição de ocorrências policiais ligadas ao álcool.

Durante o dia de hoje a segunda plenária de parceiros de iniciativas presidenciais debateu temas como “A prevenção do uso abusivo do álcool” e “Boas Praticas de prevenção do uso abusivo do álcool”.

A campanha “Menos Álcool, Mais Vida” foi lançada em Julho de 2016 pela Presidência da República em parceria com o Ministério da Saúde e Segurança Social, o Ministério da Educação e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos