Mais uma tartaruga marinha desova na praia da Prainha em menos de dois meses

 

Cidade da Praia, 30 (Inforpress) – Uma tartaruga marinha desovou na madrugada de hoje na Prainha, no que é o segundo caso registado num período de menos de dois meses.

Os banhistas matinais foram surpreendidos esta manhã com um cerco que a Polícia Nacional fez com fitas, enquanto as pegadas do animal eram ainda visíveis no areal em direcção ao mar.

Tudo indica que, à semelhança do que aconteceu com a outra tartaruga, os técnicos ligados às pescas vão transferir os ovos para uma praia mais segura, já que a da Prainha é muito frequentada pelos banhistas, sobretudo na época do calor.

Em Cabo Verde, as tartarugas são espécies e animais protegidas, pelo que a sua captura constitui crime e bem há pouco tempo foi também criada uma legislação que criminaliza os consumidores da carne destes animais.

Tartaruga-marinha (Cheloniidae) é a família da ordem das tartarugas que inclui as espécies de tartaruga que vivem no mar.

O grupo é constituído por seis géneros e sete espécies, todas elas ameaçadas de extinção.

As tartarugas-marinhas habitam todos os mares, em zonas de água tropical e subtropical.

Actualmente, em todo o mundo, a caça está controlada, mas estes animais continuam a estar ameaçados pelas redes de pesca que matam cerca de 40 000 exemplares por ano.

Outra das maiores ameaças é o desenvolvimento costeiro nas áreas de nidificação, que impede as fêmeas de pôr os ovos e impossibilita a sua reprodução.

A maioria das espécies são migratórias e vagueiam pelos oceanos, orientando-se com a ajuda do campo magnético terrestre. A tartaruga-de-couro é a maior espécie, atingindo dois metros de comprimento e 1,5 m de largura, para 600 kg de peso.

Após atingir a maturidade sexual, em muitas espécies apenas por volta dos 30 anos, a fêmea regressa à praia onde nasceu para enterrar os seus ovos na areia. As tartarugas são extremamente fiéis a este local e não nidificam noutras praias.

LC/JMV

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos