Mais de duas dezenas de concorrentes disputam título no primeiro campeonato oficial de xadrez na ilha do Sal

 

Espargos, 18 Ago (Inforpress) – Vinte e quatro xadrezistas, na ilha do Sal disputam, este fim-de- semana, o título regional individual absoluto, durante primeiro campeonato oficial de xadrez, promovido pela Associação de Xadrez do Sal (AXSal).

Após um ano de criação da Federação cabo-verdiana da modalidade, eis que a ilha do Sal acolhe, pela primeira vez, Campeonato Regional Individual absoluto, cuja prova teve início esta quinta-feira, e terminará domingo, 20.

Segundo o presidente da AXSal, Sidney Spínola, nesta competição onde será conhecido o campeão regional do Sal que representará a ilha no campeonato nacional a realizar-se de 08 a 11 de Setembro, no âmbito das festas do município, todos os xadrezistas estarão no mesmo nível, não importando o escalão a que pertencem.

Assim, participam neste campeonato absoluto, as categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-18, vários seniores e veteranos.

“Esta prova, onde deverão participar também cidadãos estrangeiros vai servir para apurar o campeão regional do Sal, mas, já no campeonato nacional, individual absoluto, participam apenas jogadores cabo-verdianos”, explicou Sidney Spínola.

Considerando que o nível do xadrez no Sal tem evoluindo consideravelmente, já que a ilha conta com o apoio de dois mestres cubanos da modalidade, expectante, Sidney espera que cada um dê o seu máximo, faça boas provas, de modo a incentivar cada vez mais pessoas a se interessarem pela modalidade, dando também seu contributo na AXSal.

Por outro lado, ciente das dificuldades, alguns participantes, especialmente os juniores, contam, entretanto, conquistar o título.

Aproveitando o arranque do campeonato regional de xadrez, a autarquia local, agracia a AXSal com um leque de equipamentos que permitirá o treinamento da modalidade.

Já no Campeonato Nacional de Xadrez que acontece também em Setembro na ilha do Sal, estarão ainda representados jogadores da Praia, São Nicolau, São Vicente e Santo Antão.

SC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos