Maio: Vinte mulheres capacitadas em gestão financeira e contempladas com kits para reforçarem seus negócios

Porto Inglês, 08 Mar (Inforpress) – Vinte mulheres concluíram hoje uma formação em gestão financeira que decorreu durante uma semana na ilha do Maio e receberam os kits que lhes vão possibilitar implementar e reforçar os seus negócios.

A iniciativa, segundo a vereadora Sandra Santos, vem na sequência do projecto Maio 20/25, em parceria com a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), que visa empoderar as mulheres com aptidão ou que já estão a exercer alguma actividade económica.

Adenilda Ferreira, uma das formandas, referiu que após esta formação pretende dar continuidade com a sua venda de verduras e aproveitou a ocasião para agradecer tanto a edilidade como a OMCV pela iniciativa.

Por seu lado, Edna Évora manifestou-se “satisfeita” por receber um kit no dia da mulher, informando que pretende implementar o seu negócio no ramo de sorveteria, uma área que acredita poderá ter sucesso, uma vez que na ilha ainda não existem tantas ofertas.

Embora considere que o kit recebido não é suficiente, a formanda admitiu ser um “bom apoio” para dar os primeiros passos e, para tal, disse estar a contar com os seus clientes que anteriormente vinham procurando pelos seus produtos.

A presidente da OMCV, Eloisa Borges, aproveitou o momento para enviar mensagem de encorajamento a todas as mulheres neste dia, informando que esta iniciativa partiu do projecto que estão a realizar em seis concelhos do país, e, em sintonia com a edilidade, acabaram por delinear esta formação e atribuição dos kits que ronda os 50 mil escudos para cada uma das beneficiárias.

Garantiu que esta é uma iniciativa que vai continuar em parceria com a Câmara Municipal do Maio, prometendo que vão estar por perto das beneficiárias e com possibilidades de abarcar mais mulheres na ilha, uma vez que na ilha do Maio as mulheres têm tido poucas oportunidades do género.

Eloisa Borges fez saber que o Dia da Mulher Cabo-verdiana, 27 de Março, não vai passar em branco, tanto na ilha como em todo Cabo Verde, estando já delineadas algumas actividades para assinalar a efeméride.

WN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos