Maio vai contar com a cobertura total de internet de banda larga ainda este ano – ARCTEL

Porto Inglês, 27 Abr (Inforpress) – A ilha do Maio vai ser a primeira do país a ser coberta com internet de banda larga e tornar-se digital ainda este ano, garantias dadas pelo representante da Associação de Reguladores de Comunicação e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL).

Esta iniciativa enquadra-se no “Projecto Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento” e é resultado de uma iniciativa conjunta entre a ARCTEL e a “Fraunhofer” de Portugal e visa criar soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas e facilitar o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Segundo assegurou o representante do projecto, Filipe Baptista, “face ao tamanho da ilha vai ser possível cobrir toda a ilha com acesso à internet de banda larga e depois trabalhar com as entidades locais para desenvolvimento de soluções tecnológicas para servir os interesses da população”.

Aquele representante afiançou ainda que a escolha da ilha também prende-se com o facto da autarquia demonstrar “muito interesse” em acolher este projecto, sublinhou, informando que além disso também a Agência Reguladora Multisectorial de Actividades Económicas de Cabo Verde, “mostrou muito interesse em implementar este projecto na ilha do Maio”.

Filipe Baptista adiantou ainda que a expectativa é antes do final do ano já estarem a operar na ilha e, “se tudo correr bem”, antes do final do verão começar a funcionar.

Por seu lado, o vereador Keita Santos considerou este projecto como sendo “mais um ganho” para o Maio, o que, na sua opinião, vai completar o complexo desenvolvimento que se almeja para a ilha e com isso completar o “puzzle” que se está construir.

“Este projecto chega precisamente, neste momento, em que o Maio está a dar sinais claros de uma nova dinâmica e numa fase de transição para o dinamismo económico local, que todos nós almejamos”, concluiu.

De salientar que o projecto “Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento” é financiado pela União Europeia e foi socializado recentemente com os maienses, que na altura manifestaram a sua satisfação por esta iniciativa, e que vão aguardar com alguma “expectativa” a sua implementação efectiva.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos