Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Projecto Ecoagris realiza estudo sócio-económico dos agregados familiares

 

Porto Inglês, 26 Jan (Inforpress) – O projecto Ecoagris, do Ministério de Agricultura e Ambiente, está a realizar na ilha um estudo socioeconómico dos agregados familiares maienses, por forma a conhecer a realidade e traçar uma estratégia caso venha acontecer uma crise ambiental.

Em conversa com a Inforpress, o coordenador do projecto Ecoagris, Raimundo Gonçalves, explicou que o objectivo deste trabalho é fazer um estudo de “base line” das famílias e dos agregados familiares, com vista a conhecer a situação da ilha, e, a partir disso, traçar as estratégias de ajudar as pessoas, caso venha a acontecer uma crise e saber como actuar, conhecendo as “reais necessidades” das populações.

Conforme avançou aquele representante, este é um programa regional que está a ser desenvolvido no continente Africano, documento que vai permitir tanto ao governo como aos doadores saberem como canalizarem o financiamento e as ajudas para as famílias carenciadas.

Segundo Raimundo Gonçalves, em Cabo Verde foi feito uma divisão em seis classes e a ilha do Maio foi inserida na “zona seis”, que é destinada à pastagem e pecuária, visto que a maioria das pessoas vive desta actividade económica, pelo que este estudo vai abarcar oito localidades com forte vocação neste sector.

“Acrescentou ainda que este estudo vai servir para se fazer a caracterização e conhecer a vulnerabilidade das famílias, pelo que disse esperar a participação massiva, mas, acima de tudo, que fiabilidade dos dados fornecidos pelas pessoas tenha que corresponder a verdade e neste sentido avançou que adesão até momento das pessoas tem sido “boa”.

De acordo com o governante, o grupo é multissectorial, abrangendo várias instituições, tendo em vista que se pretende conhecer os vários aspectos sociais, desde a saúde, economia família, segurança alimentar, passando pela agricultura, pecuária e floresta.

A equipa desloca-se hoje à localidade de Ribeira Dom João, onde as pessoas vivem essencialmente da pecuária, e onde está localizada a cooperativa de produção de queijo, financiada pela União Europeia.
O projecto Ecoagris é financiado pela União Europeia, entre outros parceiros e é gerido através do MAA.

WN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos