Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Primeiro-ministro insta os jovens a acreditarem no futuro da ilha e a apostarem na formação

 

Porto Inglês, 09 Mai (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, instou segunda-feira os jovens a acreditarem no futuro da ilha e a apostarem na formação e capacitação profissional, para puderem aproveitar as oportunidades que irão surgir com o desenvolvimento da ilha.

Durante o seu primeiro encontro com os jovens maienses, que se enquadra no seu programa de visita à ilha, o primeiro ministro disse que o governo, os privados e mesmo a edilidade estão a fazer um “djunta mó” para criar as condições de viabilizar os empreendimentos que ainda estão por se concretizar.

Segundo o chefe do governo, o executivo já tomou e está a tomar um conjunto de iniciativas para melhorar a questão de acessibilidades, tanto no que tange ao transporte aéreo como marítimo, pelo que disse estar convicto que a ilha está num bom caminho para o seu desenvolvimento.

Ulisses Correia e Silva diz acreditar que os jovens têm toda a razão para acreditar que a ilha tem futuro tanto no turismo como nas outras áreas

“Esta juventude tem tudo para acreditar, que de facto os problemas que eles viveram durante todos esses anos nesta ilha irão ter uma solução positiva”, frisou.

O governante adiantou que o executivo já lançou um desafio à edilidade, no sentido de transformar o Centro de Formação num centro de incubação e que possa também ter a vertente de formação profissional, capaz de preparar os jovens para o mercado de trabalho, bem como para os apoiar na criação das suas próprias empresas e dos seus próprios negócios.

Ulisses Correia e Silva disse ainda que nos próximos tempos, o governo vai lançar um pacote de emprego jovem, em que as micro, pequenas e médias empresas, bem como as cooperativas, podem recorrer a este fundo com uma garantia de taxa de juro bonificada pelo governo e também a um fundo de garantia em 50 por cento por um entidade estatal, por forma a que os jovens possam aproveitar de melhor forma as oportunidades existentes no país.

Durante o encontro, em que os jovens manifestaram as suas preocupações em relação ao desemprego e bolsas de estudo, o edil maiense, Miguel Rosa, garantiu que a autarquia vai alargar o Centro de Formação e transforma-lo numa incubadora de empresa , que terá também a vertente de formação profissional de curta duração, para criar emprego e auto-emprego.

Para o jovem Adilson Morreia, a juventude precisa de respostas e acções concretas, uma vez que a maioria se encontra no desemprego, sublinhando também a necessidade de se dar mais atenção aos idosos e às crianças”.

A mesma posição foi defendida pela jovem Janice Semedo que disse sair satisfeita com o que ouviu do encontro com o chefe do governo, sobretudo sobre a garantia da construção da rampa no actual porto, bem como do apoio que foi prometido aos jovens.

WN/JM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos