Maio: Presidente do IPC disponível para colaborar com AMP na requalificação do farol Fontes Pereira de Melo

 

Porto Inglês, 27 Set (Inforpress) – O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, disse hoje estar disponível para trabalhar com AMP no projecto de recuperação do farol Fontes Pereira de Melo, mas que desconhece na totalidade o projecto arquitectónico.

“O IPC conhece, sim, as peças do anteprojecto que deu entrada no instituto, cujo o histórico do que poderia vir a ser as intervenções, o montante financiado no global, mas a nível do projecto arquitectónico do processo da intervenção nós não temos absolutamente nenhum elemento novo”, assegurou.

Em conversa declarações à Inforpress, o presidente do IPC disse que até terça-feira de manha não tinham recebido o projecto de intervenção naquele espaço, considerado património material de Cabo Verde, sito no município de Paul.

“Nós recebemos um anteprojecto incompleto, com falta de algumas chaves, pelo que desconheço na totalidade o referido projecto e estranhamos a afirmação taxativa do senhor presidente da Agência Marítima e Portuária (AMP) de que este projecto é do nosso conhecimento. Confirmo aqui o que o senhor ministro disse: o IPC não conhece o projecto arquitectónico”, frisou.

Jair Fernandes aproveitou a ocasião para esclarecer que existe toda a disponibilidade da instituição que representa em participar neste projecto, mas sublinhou que sem conhecer na totalidade o referido projecto fica “complicado” no momento participar no projecto, enviando um técnico especializado para acompanhar todo o processo.

Jair Fernandes lembrou ainda que na semana passada tinha enviado uma nota ao presidente da AMP, no sentido de solicitar as peças em falta, o projecto arquitectónico bem como o projecto executivo da obra.

“Foi me informado ontem à tarde que já deu entrada no Instituto o projecto, mas ainda não tivemos a oportunidade de acesso ao mesmo, porque estou cá no Maio, mas assim que tivermos em mãos vamos agir em conformidade com a AMP e a Câmara Municipal do Paul”, conclui

WN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos