Maio: Praia de Baxona acolhe este fim-de-semana a 4ª edição do Festival de Moreia

Porto Inglês, 16 Ago (Inforpress) – A praia de Baxona, na vila da Calheta, acolhe este fim-de-semana, sábado e domingo, a 4ª edição do Festival de Moreia, evento realizado pela Associação dos Pescadores “Vindos do Norte”, como forma de promover e valorizar este produto.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Associação, Marcelino Santos, que afiançou que estão a ultimar os preparativos, de modo a melhorar alguns aspectos menos bons registados nos anos anteriores, com vista a proporcionar aos participantes um evento melhor.

Segundo o responsável, graças à realização deste evento, a moreia, principalmente frita, começou a agregar mais valor, tanto no seio dos maiense como dos turistas, nacionais e estrangeiros, que visitam a ilha.

O resultado positivo desta iniciativa, acrescentou, vem sendo sentido ano após ano junto das pessoas que vendem este produto nos bares e restaurantes.

Por outro lado, frisou que com este evento pretendem dar uma oportunidade às peixeiras, bem como aos proprietários de estabelecimentos comercias uma ” oportunidade” para arrecadarem algum rendimento com a venda dos seus produtos, realçando que esperam contar com a participação de vendedeiras de todos os povoados da zona Norte da ilha.

No entanto, sublinhou que a associação não dispõe ainda do número exacto das feirantes, visto que a inscrição ainda está aberta.

“Este ano, vamos ter não só moreia frita, mas também almoço e jantar durante sábados e domingos e isto pode ser à base de moreia, como à base de outros tipos de peixe”, destacou, informando que as actividades iniciam-se a partir das 11:00 de sábado e se prolongam noite dentro, continuado no domingo até meia-noite.

Marcelino Santos fez saber ainda que este ano vão contar com actividades culturais, durante as quais alguns cantores vão abrilhantar os presentes com músicas de diversos estilos, assim como algumas “peças de dança”.

Aquele responsável está esperançoso que ainda pode conseguir algum apoio por parte de algumas empresas ou instituições, mas frisou que a maioria delas não respondeu positivamente ao pedido de apoio, alegando problemas financeiros por causa da pandemia, pelo que admitiu ser insustentável continuar a realizar esta actividade nos próximos anos, caso a situação se mantiver.

Lembrando que a realização deste evento acarreta custos, o responsável sublinhou que a associação sozinha não vai poder suportar todas as despesas, uma vez que as pessoas que vão vender os seus produtos, praticamente , não pagam para estarem presentes.

De todo modo, disse esperar que o evento deste ano venha a superar os dos anos anteriores, por ser uma edição pós-restrição da pandemia.

Destacando que o evento que vai ser realizado à beira-mar e durante um fim-de-semana, Marcelino Santos garantiu que vão contar com a presença de dois nadadores salvadores na praia de Baxona, para garantir a segurança dos banhistas.

O responsável aproveitou a ocasião para convidar a todos os maienses e residentes para marcarem presença mais uma vez na praia de Baxona, para degustarem a moreia feita de diversas formas.

WN/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos