Maio: Noventa e oito por cento da ilha requalificada -ministro

Porto Inglês, 15 Fev (Inforpress) – O ministro do Desporto, Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje que 98 por cento (%) da ilha já está requalificada e preparada para o desenvolvimento.

O governante, que se encontra na ilha para uma visita de três dias, afiançou que o Maio, não obstante os três anos da seca severa e a crise da pandemia, encontra-se neste momento “muito melhor” preparada para os desafios do desenvolvimento, graças a uma parceria entre câmara municipal e Governo central, no quadro dos fundos do Ambiente, do Turismo e do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).

Fernando Elísio Freire disse, por outro lado, que hoje a auto-estima dos maienses mudou, porque, segundo o ministro, foram feitos investimentos na requalificação dos povoados, vilas e mesmo na cidade do Porto Inglês.

Indicou como ganhos ainda a formação profissional dos jovens, a par do investimento que está a ser feito na ampliação e modernização do porto, trabalhos que na sua opinião vão permitir maior circulação de pessoas e bens.

Aquele governante fundamentou que o Governo fez uma “aposta acertada, centrada nas pessoas” e que, graças a isso, a população está a ser beneficiada com o rendimento social de inclusão, taxas de ligação de água e electricidade, além da requalificação das suas habitações.

“Estamos de facto deveras impressionados com a capacidade de execução e com aquilo que fomos capazes de fazer com o Fundo do Ambiente, Fundo do Turismo e programa PRAA na ilha do Maio”, enfatizou.

Realçou que os trabalhos feitos na ilha proporcionaram às empresas locais, muitas delas constituídas por jovens empresários da ilha, criarem mais postos de trabalho, assim como criar riquezas, pelo que voltou a defender que este deve ser o caminho a ser seguido no futuro.

Fernando Elísio Freire esteve na manhã de hoje de visita às obras de construção do campo relvado nas vilas do Barreiro e Calheta, e ainda teve tempo para se inteirar do andamento das obras de requalificação da localidade de Alcatraz e visitou o centro juvenil de Morrinho, que já está concluída, aguardando a chegada de equipamentos.

O ministro do Desporto vai dar continuidade na terça-feira a sua visita, que culminará com a inauguração da segunda fase do estádio de futebol municipal, na cidade do Porto Inglês, pelas 15 horas.

WN/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos