Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Ministro da Saúde faz balanço positivo da visita à ilha (c/áudio)

Porto Inglês, 18 Set (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, fez hoje um balanço positivo da visita de três dias que efectuou à ilha do Maio, e que terminou hoje, e esclareceu que a ilha está sem casos de covid-19.

Conforme admitiu aquele governante, houve algum “problema” de comunicação, explicando que se registaram sim, dois casos de pessoas infectadas com covid-19, na Cidade da Praia, e que os mesmo foram provenientes da ilha do Maio, pelo que neste momento a delegacia de Saúde está a fazer todas as diligências para determinar todos os possíveis contactos e fazer a recolha de amostras.

“Volto a explicar, neste momento na ilha do Maio não tem nenhum caso activo. Temos sim dois casos que já foram recuperados e dois casos registados na ilha de Santiago, mas como sendo importados da ilha do Maio e destes casos registados em Santiago procedeu-se a investigação epidemiológica e é essa que é a situação actual na ilha”, explicou.

No entanto exortou a população a continuar a cumprir com as regras sanitárias, de modo a evitar que o vírus entre ou se propague na ilha, e o mesmo apelo estende-se a todos aqueles que procuram a ilha aos fins-de-semana para passarem os seus momentos de lazer.

Quanto à situação da prestação dos serviços de saúde e infra-estruturas, o ministro da Saúde considerou que a ilha está “bem organizada”, destacando o nível de preparação e organização do centro de Saúde local que, conforme afiançou, tem vindo a prestar um “bom serviço” conjuntamente com os diversos parceiros na luta contra a covid-19.

“Não é por acaso que a situação na ilha do Maio é muito boa, os indicadores assim o demonstram, a evolução da covid-19 na ilha também assim o demonstra e estes resultados não são por acaso, e isso resulta da excelente organização que encontrei aqui na ilha do Maio, que eu sei que já tinha e que só estou a confirmar”, enfatizou.

Referente ao apetrechamento que vem sendo realizado em todas as delegacias de Saúde e hospitais, Arlindo do Rosário garantiu que os equipamentos já se encontram no centro de Saúde do Maio pelo que, brevemente, aquele estabelecimento vai estar preparado para prestar serviço de saúde oral, de fisioterapia, entre outros.

Conforme afiançou, todo esse trabalho está sendo feito de acordo com um cronograma e que o mesmo terá a duração de dois anos, o que na sua opinião vai possibilitar todos os estabelecimentos de saúde prestarem um serviço de melhor qualidade.

Arlindo do Rosário salientou ainda que é também necessário dotar os hospitais centrais com equipamentos para darem melhor resposta possível tanto interno como para diminuir evacuações para o exterior.

WN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos