Maio: Ministra da Justiça exorta maienses a acreditarem no desenvolvimento da ilha

Porto Inglês, 08 Set (Inforpress) – A ministra da Justiça, Joana Rosa, exortou os maiense, que estão a celebrar a festa do município e da santa padroeira, a acreditarem no processo de desenvolvimento da ilha.

Joana Rosa, que presidiu ao acto da sessão solene da Assembleia Municipal, começou por enaltecer “o bom trabalho” que a edilidade tem vindo a realizar em prol do desenvolvimento da ilha em estreita parceria com o governo central.

A ministra da Justiça considerou que a ilha do Maio deu “passos significativo” rumo ao seu desenvolvimento, não obstante ainda estar a precisar de mais investimentos, mas considerou que em todos os sectores foram conseguidos resultados significativos.

Destacou que a boa parceria entre o governo central e o poder local a partir de 2016, permitiu que a ilha conhecesse uma nova dinâmica, sublinhando que daquela parte a esta altura várias obras já foram realizadas e outros estão em curso.

“As perspectivas do futuro são promissoras e as negociações em curso auguram boas novas para os próximos anos para o desenvolvimento desta ilha, por isso só temos razões para confiar”, advogou.

Para Joana Rosa, a ilha tem potencial tanto para o desenvolvimento do turismo como de pequenas indústrias, para tal defendeu que é preciso fazer investimentos públicos necessários para garantir o sucesso deste desenvolvimento.

A governante destacou a questão da melhoria dos transportes, a construção de um aeroporto internacional, bem como a construção de vias de acesso às ZDTI (Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral), sublinhou ainda que a criação de um polo universitário deve ser desígnio e um desafio para ilha.

Pediu, por outro lado, paciência aos maienses, garantindo que o governo que representa está a trabalhar para que a ilha venha conhecer o seu desenvolvimento e que etapas importantes já foram vencidas e que “brevemente” serão conhecidos os resultados.

Joana Rosa lembrou dos investimentos feitos no Porto do Maio que, na sua opinião, está a dar os seus passos não obstante alguns constrangimentos havidos, mas garantiu que o mais importante é que o Governo já anunciou a compra de uma embarcação para fazer ligação entre a cidade da Praia e a ilha do Maio.

Com isso aquela governante prevê que ilha vai ter ligações diárias com a capital do país e assim dinamizar o turismo e o comércio e todos os sectores da economia.

“Então temos de criar um ambiente positivo e acreditar, porque o poder local e o poder central estamos todos a dar atenção para o desenvolvimento desta ilha e a conhecer a sua importância para o desenvolvimento de Cabo Verde”, acrescentou.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos